Portaria institui programa de prevenção e vigilância de pragas

O principal objetivo do programa é evitar o ingresso das pragas quarentenárias ausentes no país

11.07.2019 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa

O Diário Oficial da União publicou no dia 03 de julho de 2019 a portaria nº 131, que institui o Programa Nacional de Prevenção e Vigilância de Pragas Quarentenária Ausentes (PNPV). O principal objetivo do programa é evitar o ingresso das pragas quarentenárias ausentes no País. O programa também visa manter um sistema de vigilância para detectar e identificar as pragas nas áreas mais vulneráveis, além de aplicar medidas de mitigação de risco nos casos de suspeita de entrada de uma praga quarentenária ausente. Está previsto a criação de planos nacionais específicos de prevenção e vigilância para cada praga considerada como prioritária, a partir de critérios definidos pelo Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Livro traz metodologia para priorizar pragas com maior potencial de dano

No dia 04/07 foi lançado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) o livro Priorização de Pragas Quarentenárias Ausentes no Brasil, que traz as 20 pragas e doenças que apresentam riscos para a economia brasileira. Elaborado por especialistas da Embrapa e do Departamento de Sanidade Vegetal do MAPA, o livro tem entre os editores o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Marcelo Lopes da Silva.  

O livro apresenta uma metodologia para priorizar as pragas com maior potencial de dano, desenvolver planos mais robustos de prevenção e evitar os riscos de entrada de novas doenças para as plantas. A partir da priorização, é possível dar atenção especial às pragas quarentenárias para o trabalho de vigilância e barreira sanitária, pesquisa e legislação. A publicação traz também um panorama da priorização de pragas no mundo e explica como foi o processo de escolha das 20 pragas priorizadas para o Brasil, dentre as cerca de 700 já regulamentadas pelo MAPA.

"Regulamentar pragas como quarentenárias facilita o comércio internacional de produtos agrícolas", explica Marcelo Lopes. É também uma medida reconhecida pela Organização Mundial do Comércio (OMC) para evitar a introdução de pragas ou barreiras injustificadas às exportações e ainda uma questão de segurança nacional. A detecção precoce evita perda de mercados importadores de produtos agrícolas do Brasil, aumento de custos de produção, insegurança na regulamentação de medidas de controle e também impactos ambientais pela  utilização de medidas para erradicação ou supressão populacional da praga.

O livro já está disponível em sua versão digital disponível aqui: e-book.

Saiba quais são as 20 pragas priorizadas para o Brasil (em ordem alfabética)

1) African Cassava Mosaic Virus – vírus (mandioca) 

2) Anastrepha suspensa – inseto (goiaba) 

3) Bactrocera dorsalis– inseto (frutíferas) 

4) Boeremia foveata – fungo (batata) 

5) Brevipalpus chilensis – ácaro (kiwi, videira) 

6) Candidatus Phytoplasma palmae – fitoplasma (coqueiro) 

7) Cirsium arvense – planta daninha (trigo, milho, aveia, soja) 

8) Cydia pomonella – inseto (maçã) 

9) Ditylenchus destructor – nematoide (milho, batata) 

10) Fusarium oxysporum f.sp. cubense raça 4 Tropical (R4T) – fungo (banana) 

11) Globodera rostochiensis – nematoide (batata) 

12) Lobesia botrana – inseto (videira) 

13) Moniliophthora roreri – fungo (cacau) 

14) Pantoea stewartii – bactéria (milho) 

15) Plum Pox Virus – vírus (pessegueiro, ameixeira) 

16) Striga spp. – planta daninha (milho, caupi) 

17) Tomato ringspot virus – vírus (frutíferas e tomate) 

18) Toxotrypana curvicauda – inseto (mamão) 

19) Xanthomonas oryzae pv.oryzae – bactéria (arroz) 

20) Xylella fastidiosa subsp. fastidiosa – bactéria (videira)

Das 20 pragas listadas como prioritárias, três já contam com planos de contingência: o fungo Moniliophthora roreri, que infecta os frutos do cacaueiro; o inseto Cydia pomonella, que ataca principalmente a maçã; e o Candidatus Phytoplasma palmae, fitoplasma que causa o amarelecimento-letal-do-coqueiro.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024