Pós-doutorado em Fitopatologia com bolsa da FAPESP

Pesquisa será sobre mecanismos moleculares associados à resistência de fungicidas de patógenos que afetam a soja, banana e trigo

24.05.2019 | 20:59 (UTC -3)
Agência FAPESP

Uma Bolsa de Pós-doutorado da FAPESP está disponível no projeto de Auxílio à Pesquisa “Novas ferramentas de monitoramento de doenças e de resistência a fungicidas, em tempo real, para promover plataforma inteligente e sustentável de proteção de culturas no Brasil”, coordenado pelo professor Paulo Cezar Ceresini, da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com apoio da FAPESP. O prazo de inscrição termina no dia 31 de maio.

O bolsista vai participar de um projeto que estuda quatro doenças fúngicas que acometem a agricultura brasileira: a ferrugem asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi - Pp), o complexo das doenças sigatoka negra e amarela da bananeira (Mycosphaerella fijiensis - Mf e M. musicola - Mm) e a brusone do trigo (Pyricularia graminis-tritici - Pt). A resistência a um ou mais grupos de fungicida foi detectada nesses patógenos, mas os mecanismos moleculares associados ao fenômeno ainda não são conhecidos.

Entre os objetivos do projeto estão: desenvolver ferramentas de vigilância de doenças baseadas na detecção quantitativa em tempo real; correlacionar os dados obtidos com a avaliação visual no campo e dados meteorológicos; coletar amostras das populações desses patógenos, avaliar o status de sensibilidade a diferentes classes de fungicidas e elucidar os mecanismos de resistência a essas substâncias; e aplicar diagnósticos baseados em DNA e sequenciamento de próxima geração (NGS, na sigla em inglês) para detectar alelos associados à resistência a fungicidas.

As inscrições devem ser feitas com o coordenador do projeto por meio do e-mail paulo.ceresini@unesp.br.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2881.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. A duração da bolsa é de dois anos, com possibilidade de extensão.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024