Pós-doutorado em química e fitopatologia com bolsas da FAPESP

Estudo envolve controle de fungos fitopatogênicos da soja

14.05.2019 | 20:59 (UTC -3)
Agência FAPESP

Duas oportunidades de pós-doutorado com bolsa da FAPESP estão disponíveis para o Projeto Temático "INCT 2014: para o Controle Biorracional de Insetos-Pragas e Fitopatógenos", sob a coordenação da professora Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva. As inscrições devem ser feitas até 30 de maio de 2019.

Um dos pós-doutorandos vai integrar o grupo de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob a supervisão dos professor Antonio Gilberto Ferreira. O bolsista desenvolverá protocolos de análises envolvendo as técnicas de RMN e quimiometria, principalmente, além de técnicas de LC-DAD-SPE/NMR.

O outro pós-doutorando trabalhará com controle biológico usando principalmente fungos saprobic, que mostraram potencial para o controle de doenças fúngicas, sob a supervisão do professor Sérgio Florentino Pascholati, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP).

O bolsista desenvolverá protocolo para análise envolvendo fungos sapróbicos, a fim de determinar se os metabólitos secundários presentes nos extratos explicam seu potencial de controle de fungos fitopatogênicos da soja, como o causador da doença conhecida como ferrugem asiática.

Os candidatos deverão ter concluído o doutorado há menos de sete anos. Os interessados podem se inscrever enviando e-mail para dmfs@ufscar.br.

Para mais informações sobre as vagas acesse www.fapesp.br/oportunidades/2850.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades. Pata acessar, clique aqui
 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024