Preços do algodão oscilam no início de abril

Cenário está atrelado ao ritmo lento nos negócios com a pluma no início do mês

08.04.2020 | 20:59 (UTC -3)
Cepea

Neste início de abril, o mercado de algodão em pluma segue em ritmo bastante lento, com os preços registrando pequenas oscilações. No geral, vendedores estão mais ativos do que compradores.

Segundo colaboradores do Cepea, agentes de indústrias não demonstram interesse por novas aquisições, devido à baixa demanda do varejo e às incertezas sobre as vendas nas próximas semanas. Com isso, nem mesmo os comerciantes conseguem realizar negócios, como as vendas “casadas”. A maioria das indústrias – fiações, tecelagens, malharias ou confecções – está paralisada e/ou reduziu significativamente a produção. Vendedores, por sua vez, disponibilizam lotes no spot e esperam ofertas de preços de compradores.

Alguns produtores estão flexíveis nos valores, mas outros estão firmes, especialmente para a pluma de qualidade superior. Vale considerar que há vendedores que buscam por pagamentos rápidos (sobre rodas) para garantir o recebimento.

Neste cenário, entre 31 de março e 7 de abril, o Indicador do algodão em pluma CEPEA/ESALQ, com pagamento em 8 dias, subiu 0,95%, fechando a R$ 2,8684/lp na terça-feira, 7 de abril. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), algumas indústrias estão convertendo parte de suas produções para a fabricação de máscaras e outros produtos hospitalares para doação. Além disso, as empresas também estão tomando outras medidas para contribuir neste momento de pandemia.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024