Prêmio NossoCafé irá eleger o melhor café do Brasil

Objetivo é estimular a produção de cafés especiais – nicho que vem crescendo em todo o mundo – no País

22.11.2016 | 21:59 (UTC -3)
Thiago Menezes

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do prêmio NossoCafé. Os cafeicultores podem se inscrever nas categorias “Café Natural” e “Café Descascado”, “Despolpado” ou “Desmucilado”, de qualquer região do Brasil. O pré-requisito para a inscrição é a utilização do Programa Nutricional da

para café, o NossoCafé, e quem quiser participar deverá enviar a documentação exigida e as amostras até 25 de agosto de 2017. O anúncio dos vencedores sai em outubro do mesmo ano.

O primeiro e o segundo colocados de cada categoria terão seus microlotes de café adquiridos pela empresa com valores acima dos praticados no mercado. Os melhores em cada segmento terão seu lote comprado pelo dobro do preço, além de ganharem uma viagem para conhecer o processo de produção de café especial na Colômbia; os vice-campeões receberão um valor 75% maior. Além disso, eles terão as marcas de suas propriedades estampadas em embalagens NossoCafé, que serão distribuídas em unidades da empresa.

O gerente global de café da empresa, João Moraes, destaca que a Yara tem um consistente trabalho na cultura, com foco em fortalecer a cadeia de valor dos principais países produtores. “A ideia é estimular o cultivo de cafés especiais. Este nicho cresce em todo o mundo e, só no Brasil, gerará uma receita adicional de R$ 20 bilhões até 2019”, destaca Moraes. O executivo aponta ainda que, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), a demanda dos consumidores por cafés especiais irá triplicar até 2019 e, de olho nesse mercado, os agricultores de todo o País buscam qualificar sua produção, com práticas de manejo mais sustentáveis e lucrativas.

O prêmio é mais uma iniciativa da companhia para valorizar a produção cafeeira. Neste ano, a empresa promoveu a “1ª Conferência Internacional do Café”. O evento apresentou especialistas de renome no cenário internacional, que debateram a respeito da cultura em quatro painéis: mercado e tendências para o futuro, mudanças climáticas, nutrição de plantas e cafés especiais. O executivo explica também que a empresa já atua para qualificar a cadeia de valor do café em países como Vietnã – onde mantém uma parceria com os setores privado e público para diminuir o impacto ambiental das lavouras locais, aumentar a rentabilidade do produtor e incentivar a permanência dos agricultores no campo.

“O café é uma das cinco culturas em que a Yara tem mais capilaridade e volume em todo o mundo. E, quando falamos de café, falamos de Brasil. O País é responsável, atualmente, por 34% da produção do mercado global. Por isso é tão importante para nós promover a cadeia de valor do grão no País”, explica Moura.

Saiba como participar

Para se inscrever no concurso, o cafeicultor deve preencher uma ficha e um questionário técnico, disponíveis no link http://www.nossocafeyara.com.br/premio-nosso-cafe

Estes documentos deverão ser entregues, junto a um microlote de oito sacas de 60 quilos, no Laboratório de Classificação e Industrialização do Café, do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, até 25 de agosto de 2017. A inscrição é isenta de taxas ou qualquer ônus para o participante.

A avaliação das amostras será feita por provadores licenciados e qualificados e acontecerá em duas etapas: na primeira, será feita a classificação da bebida quanto ao aroma/fragrância e o sabor; na segunda, serão julgados, entre outros itens, a acidez e o equilíbrio, conforme a metodologia da Associação Americana de Cafés Especiais.

Serviço

Laboratório de Classificação e Industrialização do Café – Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Muzambinho
Estrada de Muzambinho, km 35 - Morro Preto, Muzambinho - MG - CEP: 37890-000
Data limite para envio: 25 de agosto de 2017
Mais informações: http://www.nossocafeyara.com.br/premio-nosso-cafe

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024