Preparação para fazer agricultura de precisão em 2018 começa desde já

A prática agrícola contribui para o planejamento ao permitir um maior conhecimento da área a ser plantada

12.12.2017 | 21:59 (UTC -3)
Rejane Costa

O planejamento para a implantação das culturas no campo é muito importante e este é o momento certo de iniciar os preparos para quem vai fazer agricultura de precisão em 2018. Esta prática agrícola permite a quem quer utilizá-la obter maior conhecimento da área a ser semeada, ao mesmo tempo em que oferece uma melhor gestão da propriedade. Ao ajudar na organização de um novo ciclo, a ferramenta irá contribuir para um maior controle dos custos, assim como aumentar a produtividade da lavoura.

As técnicas utilizadas para fazer a agricultura de precisão estão baseadas em conhecer as variações que existem dentro das áreas e trabalhar para tirar o melhor resultado de cada pedaço da lavoura. Os equipamentos utilizados, por exemplo, permitem ao produtor, ao prestador de serviço, obter informações de forma precisa do solo pós-colheita e indicar o que será necessário colocar de fertilizante para as próximas culturas. Este tipo de análise, no entanto, demanda tempo e por isso não deve ser feita às vésperas do plantio. 

Segundo o engenheiro Marcio Albuquerque, diretor da empresa Falker, o período principal para amostragem do solo para agricultura de precisão ocorre após a colheita das safras de verão. “O período durante o desenvolvimento das culturas é o ideal para quem quer fazer agricultura de precisão em 2018 e se preparar com a aquisição dos equipamentos". Por isso é  muito importante planejar antecipadamente a implantação da tecnologia em uma propriedade, com tempo para testes e treinamento.

Albuquerque destaca que uma das etapas essenciais para quem está começando a fazer agricultura de precisão em suas lavouras é o mapeamento de fertilidade do solo, e o melhor momento para fazer essa análise é depois da colheita da cultura principal. A Falker possui um kit com equipamentos importantes, cujo período principal de uso é de março a julho/agosto. O conjunto possui o SoloDrill que é um amostrador de solo que permite a coleta em grandes áreas, assim como o FieldBox, um GPS de campo para mapeamento de áreas, além do FalkerMap, um software de geração de mapas de fácil utilização para análise dos dados no escritório da propriedade.

Para os interessados em fazer agricultura de precisão, a época ideal para adquirir as ferramentas são os meses de outubro, novembro e dezembro, período em que também é possível fazer uma compra programada em condições mais favoráveis. A entrega do material ocorre entre janeiro e fevereiro, o que, conforme Albuquerque, permite a realização de treinamento e testes, para que no final de fevereiro e início de março, após a colheita da  soja, possa ser iniciada a coleta de  amostras do solo. “O planejamento para fazer a agricultura de precisão traz vantagens ao produtor que consegue de forma antecipada  treinar bem a sua equipe e usar da melhor forma as janelas de amostragem”, observa.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024