Presidente da Ampa exalta qualidade da pluma mato-grossense

No segundo dia da Missão à Ásia, o presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Alexandre Schenkel, fez sua primeira apresentação oficial durante almoço promovido

11.05.2018 | 20:59 (UTC -3)
Martha Baptista

No segundo dia da Missão à Ásia, o presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Alexandre Schenkel, fez sua primeira apresentação oficial durante almoço promovido pela entidade em Daca, capital de Bangladesh. A uma plateia formada por representantes da indústria têxtil desse país asiático, Schenkel falou sobre a situação da cotonicultura em Mato Grosso, estado que responde por aproximadamente 67% da produção brasileira de algodão em pluma.

Após a apresentação de um vídeo institucional da Ampa, o presidente exibiu dados que comprovam o crescimento vertiginoso da produção de Mato Grosso graças à utilização de novas tecnologias pelos produtores e à adoção do sistema de cultivo do algodão pós soja (double crop).

Durante a permanência em Daca, a comitiva mato-grossense visitou o Cotton Board, a embaixada brasileira em Bangladesh e a Beximco Textiles, e foi recepcionado na residência de Hissam Khandker, da Delcot Enterprises Limited, para um jantar que contou com a presença do embaixador brasileiro João Tabajara de Oliveira Júnior.

Organizada com a expertise do consultor escocês Andrew Macdonald, a missão asiática prosseguirá no Vietnã, onde a comitiva mato-grossense visitará as cidades de Hanói (atual capital) e Ho Chi Min (antiga Saigon). Em seguida, o grupo irá a Jacarta, na Indonésia, onde também terá reuniões com representantes da indústria têxtil.

Bangladesh, Vietnã e Indonésia lideram hoje o ranking dos maiores importadores da pluma brasileira. O Brasil figura entre os cinco maiores produtores e exportadores mundiais de algodão, sendo que Mato Grosso responde por aproximadamente 71% da pluma exportada pelo país.

Além de Schenkel e Macdonald, participam da missão o produtor Sérgio De Marco, ex-presidente da Ampa e da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), e três representantes de grandes grupos produtores: Fabiana Furlan Laurindo (Grupo Scheffer), Pedro Valente (Amaggi) e Aldo Tisott (SLC Agrícola).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024