Presidente do Fundecitrus se reúne com Secretário de Agricultura para abordar o controle de HLB

No final da reunião, Arnaldo Jardim se propôs a fazer uma força-tarefa, unindo o setor privado e público

31.03.2017 | 20:59 (UTC -3)
Fundecitrus

O presidente do Fundecitrus Lourival Carmo Monaco e o gerente geral Juliano Ayres reuniram-se com o Secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo (SAA), Arnaldo Jardim, e o coordenador-adjunto Alberto Amorim, nesta sexta-feira (31), para abordar o controle de HLB (huanglongbing/greening).

No encontro, os representantes do Fundecitrus apresentaram informações que mostram que o HLB não é um problema técnico, mas que tem impactos sociais e econômicos devido à importância da cadeia citrícola para o Brasil. Também foi feito um panorama da atual situação da Flórida (Estados Unidos) que está com praticamente todos os pomares contaminados e com constantes quedas de safra provocadas, principalmente, pelo impacto da doença, o que mostra a necessidade de um controle mais intenso por todos os elos do setor e da sociedade de forma geral.

No final da reunião, Arnaldo Jardim se propôs a fazer uma força-tarefa, unindo o setor privado e público, por meio da disponibilização da estrutura e equipe da SAA para que seja feito um controle de HLB mais eficaz, e o desenvolvimento de uma campanha de comunicação junto com o Fundecitrus para aumentar a conscientização sobre os riscos da doença.

Também se disponibilizou a levar a demanda para o Ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, para que o controle da doença passe a ser discutido em nível nacional.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024