Previsão é de chuva na maioria das regiões produtoras de soja

Chuva vai quebrar a estiagem observada em algumas áreas produtoras do grão

21.10.2019 | 20:59 (UTC -3)
Agroclima

O plantio da soja se aproxima de 23% em relação a área semeada no país e ritmo supera a média dos últimos 5 anos, segundo informações divulgadas na sexta-feira, 18 de outubro, pela consultoria ARC Mercosul. O Mato Grosso é o estado com maior área de plantio (42,5%). o Mato Grosso do Sul está em segundo lugar neste início de plantio que conta com alguns problemas por conta do tempo mais seco na maioria das áreas produtoras. 

De acordo com o meteorologista da Climatempo, Felipe Pungirum, no período entre 20 e 25 de Outubro, teremos alguns sistemas meteorológicos atuando no Brasil e a passagem de uma frente fria irá favorecer a organização do fluxo úmido que vem da Amazônia. Por isso, há condição para chuva em toda a faixa que vai desde o Norte do país, passa por todos os estados do Centro Oeste, e atinge todas as áreas do Sudeste. Há inclusive condição para chuva no oeste da Bahia e no sul do Piauí à partir do dia 21/10. A chuva finalmente vai quebrar a estiagem observada em algumas áreas produtoras de soja.  

No Sul do país, a chuva deve ficar concentrada entre o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas diminui em relação a semana anterior. Por isso, o Paraná ainda terá problemas com o início do plantio.  

Com relação a umidade do solo, a chuva dos últimos dias em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul tem colaborado para aumentar a umidade. Mesmo com a chuva prevista para Goiás, Distrito Federal e oeste da Bahia no período entre 20 e 25/10, não podemos contar com umidade totalmente suficiente para iniciar o plantio. Vale lembrar, condições do solo favoráveis ao plantio é quando a umidade esteja mais ou menos com 60% de água no solo.  

No período, entre 25 e 29/10 observamos uma diminuição da precipitação em áreas do Sudeste e Centro-Oeste.  

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024