Primeira venda de créditos RTRS não-OGM é concretizada

Produtores não-OGM da associação recebem o apoio do mercado escandinavo

28.01.2019 | 21:59 (UTC -3)
Angélica Cortez

Em dezembro de 2018 foi concretizada a primeira venda de créditos RTRS não-OGM ao mercado escandinavo. Os créditos RTRS não-OGM são resultado de um novo modelo de certificação, lançado em 2018, que permite apoiar a produção de soja não-OGM certificada RTRS por meio do sistema de créditos, mas sem obter essa soja fisicamente.

Desta forma, os produtores RTRS não-OGM do Cerrado brasileiro receberam o primeiro apoio para continuar a produção responsável de soja não-OGM. A primeira transação foi realizada pela Fazendas Bartira – que opera e investe em ativos agropecuários há mais de 30 anos no Brasil –  para as empresas escandinavas Skånemejerier AB, empresa de laticínios do sul da Suécia, e Unil AS - uma subsidiária integral da NorgesGruppen AS, que atua no mercado de setores de conveniência, varejo e serviços de alimentação na Noruega.

“Estamos orgulhosos e felizes por assumir esse compromisso que reforçará o foco na produção não-OGM e apoiará os agricultores que produzem de acordo com os princípios e critérios da RTRS na região do Cerrado brasileiro”, afirma Anna Frey-Wulff, Gerente de Sustentabilidade Corporativa da Skånemejerier.

As duas empresas escandinavas fizeram a primeira compra de créditos RTRS não-OGM até o momento, um total de 1.280 adquiridos do Brasil, com o apoio da ACT Commodities. Isto é um passo para o aumento da produção responsável de soja não-OGM e um sinal positivo de demanda crescente.

 “A Unil está muito orgulhosa de estar entre os primeiros compradores de Créditos RTRS não-OGM. Considerando o forte enfoque não-OGM da Noruega, bem como a política de desmatamento de Unils, tem sido um passo natural para nós apoiarmos e promovermos um mercado responsável pela agricultura não-OGM de soja na área vulnerável do Cerrado do Brasil. Estamos muito felizes que a RTRS agora possa fornecer isso”, observa Julie Haugli Aarnæs, Gerente de Sustentabilidade da Unil AS.

“Continuamente aprimoramos nossas práticas agrícolas aos mais altos padrões de eficiência operacional e produção responsável. Estamos felizes com o reconhecimento e incentivo as nossas iniciativas e pioneirismo”, conclui Luiz Iaquinta, Diretor de Qualidade e Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) das Fazendas Bartira.

Soja certificada RTRS não-OGM

O módulo da RTRS referente à soja não-OGM segregada já existe desde 2011 e a associação continuará a apoiá-lo para quem quiser obter soja não-OGM por meio de cadeias de suprimento com segregação física.

Para obter créditos RTRS não-OGM, os produtores precisam cumprir a legislação local, os Princípios e Critérios da RTRS (cumprimento legal e boas práticas empresariais; condições de trabalho responsáveis, relações comunitárias responsáveis; responsabilidade ambiental e práticas agrícolas adequadas) e todos os requisitos de produção não-OGM na propriedade rural, que inclui checar o status de produto na época da colheita em cada parcela não-OGM das fazendas. Este novo modelo permite apoiar a produção de soja não-OGM certificada RTRS por meio do sistema de créditos, mas sem obter essa soja fisicamente.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024