Prioridade do Mapa em 2020 é melhorar acesso do pequeno produtor à tecnologias

Afirmação foi feita pela Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, no Agrocenário 2020

05.12.2019 | 20:59 (UTC -3)
Mapa

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) disse na quarta-feira (04/12), que um dos grandes desafios do Ministério da Agricultura para 2020 é melhorar o acesso à tecnologia e assistência técnica para os pequenos agricultores brasileiros. A afirmação foi feita durante a abertura do Agrocenário 2020, evento promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), em Brasília.

“Nós temos que tirar o pequeno agricultor do patamar de baixa tecnologia, de baixa renda. Os pequenos agricultores precisam entrar no sistema produtivo como a grande agricultura comercial faz. Vamos fazer isso através da ciência, da tecnologia, da pesquisa da nossa Embrapa, levando a eles tudo o que o produtor empresarial foi buscar nessa tecnologia”, disse.

Em discurso, a ministra também destacou que o agronegócio brasileiro é uma grande potência mundial que aquece a economia, garante segurança alimentar para um bilhão de pessoas em mais de 160 países.

“Nós temos aí uma agricultura que, além de puxar o PIB [Produto Interno Bruto] do Brasil, é ainda uma agricultura sustentável, gera emprego de qualidade nos mais remotos rincões desse país. (...) Olha as oportunidades que temos a oferecer, além da segurança alimentar para seu povo, ainda exportar alimentos de qualidade para mais de 160 países do mundo”.

De acordo com dados divulgados no dia 3 de dezembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os resultados das Contas Nacionais Trimestrais referentes ao terceiro trimestre deste ano apresentaram crescimento de 0,6% no Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, em relação ao trimestre anterior. A agropecuária foi o setor que registrou a maior alta, de 1,3%.

Em entrevista aos jornalistas após o evento, a ministra afirmou que a expectativa para 2020 é que a safra de grãos supere os resultados dos anos anteriores e o Brasil continue na liderança da produção agrícola mundial.

“Nós temos aí uma previsão de uma grande safra para o ano que vem. Agora as chuvas se regularizaram e a gente espera que continue bem e que nós vamos bater outro recorde. O Brasil vai continuar sendo celeiro de grãos e de proteínas para o Brasil e para o mundo”,

Entre as ações do Ministério que podem contribuir para o fortalecimento da agropecuária brasileira, Tereza Cristina citou o programa AgroNordeste, a abertura de novos mercados e a capacitação técnica de pequenos agricultores. “Estamos trabalhando com todos os setores para que a agricultura continue a aquecer e a desempenhar o papel fundamental que ela tem no abastecimento da mesa dos brasileiros e de muitos países parceiros”.

Questionada sobre a possibilidade de reabertura das exportações brasileiras de carne bovina in natura para os Estados Unidos, a ministra ressaltou que as negociações técnicas levam tempo, mas que o Brasil está buscando prospectar outros mercados tão importantes quanto o norte-americano. “Todos os mercados são prioritários para o Brasil, pelo tamanho, pelo gigantismo da nossa pecuária, nós temos o maior rebanho bovino do mundo (....) Temos aí muita proteína para mostrar para o mundo”, disse a ministra.

Tereza Cristina acrescentou que o mercado global de carne passa por um período de transição em razão da alta demanda da China por proteína animal, já que o país teve perdas significativas de animais por causa da peste suína africana. “Estamos vivendo um momento de transição muito bom, é bom que os pecuaristas possam investir mais no seu negócio, melhorar o desfrute do nosso rebanho, produzir uma quantidade maior de proteínas, porque o mundo está ansioso por essa proteína, não só do Brasil, mas o mundo todo, pelo problema que vive hoje o mercado chinês, que é um grande mercado, e tem mudado o cenário internacional das proteínas”.

Agrocenário 2020

Em sua segunda edição, o Agrocenário 2020 destacou o tema “Cultivando o Progresso da Agricultura Brasileira” e reuniu autoridades, líderes do setor, representantes do setor produtivo, além de empresários, pesquisadores e estudantes.

O evento tem como objetivo resgatar os fatos mais relevantes de 2019 e colocá-los em perspectiva para os próximos anos. Foram debatidos temas como crédito rural, acordos comerciais, inovação, sustentabilidade, entre outros.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024