Procafé disponibiliza mudas de café para incrementar e renovar a lavoura cafeeira

Mudas com alto potencial produtivo e resistência múltipla a pragas e doenças podem ser encomendadas para que a Procafé faça a entrega a partir de outubro de 2017

02.03.2017 | 20:59 (UTC -3)
Lucas Tadeu Ferreira

O sucesso da produção cafeeira depende primordialmente da qualidade das mudas, que devem ser sadias e vigorosas, para que o cafeicultor obtenha os resultados desejados. Assim, na formação e renovação do cafezal, o produtor deve investir em mudas de alta qualidade genética e sanitária, pois o sucesso da lavoura depende de boas mudas. Tecnologias para isso existem e estão disponíveis para as diversas regiões produtoras de café no País. À medida que a pesquisa agropecuária avança com o desenvolvimento de novas cultivares, para manter a competitividade, novas tecnologias de produção também são aperfeiçoadas e requerem a renovação de lavouras de café.

Nesse contexto, novas cultivares de café desenvolvidas e disponibilizadas pela Fundação Procafé, instituição parceira do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, aumentam as opções de sementes e mudas com alto potencial produtivo e resistência múltipla a pragas e doenças, características que podem incrementar a renda do cafeicultor e reduzir custos de produção, principalmente com o emprego de defensivos agrícolas e controle fitossanitário.

Com esses objetivos, a Procafé está produzindo mudas e sementes de cultivares de café arábica indicadas para diversas regiões produtoras do País. Tais cultivares - Acauã, Acauã Novo, Arara, Asa Branca, Catucaí Amarelo 2SL, Catucaí Amarelo 20/15 cv 479, Catucaí Amarelo 24/137, Catucaiama 785/15 e Sabiá - devem ser encomendadas previamente para que a entrega seja realizada a partir de outubro de 2017, quando o novo período chuvoso começa e é propicio aos novos plantios. Para saber como adquirir essas mudas, entre em contato com a Fundação Procafé pelo e-mail petherson@fundacaoprocafe.com.br ou telefone (35) 99967-3344.

Os principais atributos positivos e as características agronômicas dessas cultivares estão descritas no portfólio de tecnologias do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café. Confira a seguir as cultivares com seus respectivos atributos no link: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/21218156/procafe-disponibiliza-mudas-de-cafe-para-incrementar-e-renovar-a-lavoura-cafeeira

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024