PROCLAIM 50, da Syngenta, recebe aprovação definitiva das agências reguladoras

Formulado a partir do princípio ativo Benzoato de Emamectina, o inseticida atua no combate às lagartas de difícil controle, como é o caso da Helicoverpa

30.11.2017 | 21:59 (UTC -3)

Nesta última quarta-feira (29), o inseticida PROCLAIM 50, desenvolvido pela Syngenta, obteve o registro federal definitivo, tendo sido aprovado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para utilização nas culturas de soja, algodão e feijão. 

Registrado em mais de 90 países, o produto formulado a partir do Benzoato de Emamectina torna-se o único do mercado a contar com esta aprovação nacional definitiva. Tido como um aliado indispensável e de eficiência comprovada no combate às lagartas de difícil controle, PROCLAIM 50 estará disponível aos agricultores a partir de 2018. 
  
Os diversos estudos, de instituições como UNESP, Fundação Chapadão e Fundação Mato Grosso, entre outras, realizados em parceria com a Syngenta, demonstram que PROCLAIM 50 protege as plantas logo nas primeiras horas após a aplicação, por meio de uma rápida penetração do produto no tecido foliar (ação translaminar). Após a ingestão, o inseticida bloqueia a alimentação das lagartas e as paralisa. “Além disso, o produto é altamente seletivo e possui um amplo efeito de choque e residual”, afirma Aimar Pedrini, gerente de portfólio de inseticidas da Syngenta. 
  
“Benzoato de Emamectina é um inseticida bastante esperado no campo devido à sua alta performance no combate a lagartas de difícil controle, com seletividade notável para importantes inimigos naturais”, afirma Geraldo Papa, pesquisador da UNESP. Tratando-se especificamente da cultura da soja, de acordo com o pesquisador Germison V. Tomquelski, da Fundação Chapadão, de Mato Grosso do Sul“, PROCLAIM 50 apresentou eficiência acima de 90% no controle da Helicoverpa armigera, sendo então considerado uma importante ferramenta para o manejo integrado de pragas, contribuindo para a expressão de boas produtividades da cultura”. 
  
Tendo recebido classificação de prioridade para registro pelo MAPA, PROCLAIM 50 reúne características e diferenciais de atuação que atendem às necessidades de agricultores espalhados por todo o Brasil, que lidam com a ameaça representada pela proliferação de lagartas de difícil controle. “Estamos muito confiantes nos resultados que PROCLAIM 50 entregará no que diz respeito ao controle desse tipo de praga a partir da próxima safra. Ao viabilizar soluções que protegem a produtividade das lavouras, seguimos cumprindo os compromissos assumidos em nosso Plano de Agricultura Sustentável (The Good Growth Plan)”, finaliza Aimar. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024