Produção de arroz no Rio Grande do Sul terá queda de 15%

Números foram apresentados pelo Irga durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz

18.02.2016 | 21:59 (UTC -3)
Nestor Tipa Júnior

A produção gaúcha de arroz terá uma queda de 15,1% nesta safra por causa dos efeitos do El Niño nas lavouras que levaram ao alagamento de lavouras no Estado. Os números relativos à safra 2015/2016 no Rio Grande do Sul foram apresentados pelo gerente de pesquisa do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Rodrigo Schoenfeld, durante palestra realizada na Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Alegrete (RS).

Com isto, a colheita prevista, conforme o especialista do Irga, deverá ser de 7,4 milhões de toneladas, ou 1,3 milhão de toneladas a menos que em 2015. "Se pegarmos a área semeada de 2015 em relação à 2014 já temos também uma redução de 6%, de 1,12 para 1,05 milhão de hectares. Na safra passada chegamos a uma produção de 8,7 milhões de toneladas com produtividade de 7,78 mil quilos por hectare em média", observa.

Schoenfeld salienta que a produtividade das áreas semeadas até 15 de novembro do ano passado, cerca de 600 mil hectares, deve manter a produtividade média igual ao período anterior. Já o que foi semeado após esta data e as lavouras atingidas pelas enchentes devem apresentar redução. "A área não atingida esperamos uma média igual a do ano passado. A área não atingida semeada após 15 de novembro, a média de produção é de 6 mil quilos por hectare. Dos 116 mil hectares atingidos pelas enchentes, estamos considerando um potencial produtivo de 5 mil quilos por hectare", ressalta.

A vigésima sexta edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz ocorre entre os dias 18 e 20 de fevereiro de 2016 no Parque Lauro Dornelles, em Alegrete. O evento é organizado pela Federarroz e Associação dos Arrozeiros de Alegrete, com o apoio do Sindicato Rural de Alegrete. Mais informações podem ser obtidas no site www.colheitadoarroz.com.br.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024