Produção sustentável é apresentada na Fenicafé

Ações do “Águas do Cerrado” foram apresentas em painel dentro da programação da maior feira da cafeicultura irrigada do pais

10.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Lilian Rodrigues

A sustentabilidade também preocupa os produtores. Pensando nisto, aFederação dos Cafeicultores do Cerrado apresentou nesta quarta-feira (8) na Fenicafé – Feira Nacional deCafeicultura Irrigada o programa “Águas do Cerrado”.

Trata-se da união de entidades, organizações não-governamentais e sociedade civil para criar ações que minimizem os impactos ambientais e auxiliem na preservação da região do cerrado mineiro, que compreende área com 55 municípios. Atualmente, estão sendo feitos estudos para avaliar o atual cenário da região sob o aspecto de conservação da água, mapeamento de nascentes e áreas degradadas.

De acordo com o superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal - uma das responsáveis pela iniciativa, o foco principal da criação do consórcio é a recuperação da bacia hidrográfica. “A conscientização sobre o uso da água precisa estar em pauta sempre, é um recurso natural à disposição de todos. O consórcio é uma iniciativa sólida, um projeto a longo prazo, e que não beneficia apenas a cafeicultura, mas toda a sociedade”, ressaltou.

Sustentabilidade -Outras ações que serão desenvolvidas pelo projeto englobam atividades de educação ambiental com produtores e público jovem, reflorestamento, recuperação de áreas de preservação degradadas e de nascentes.Além da Federação, que atua como secretaria-executiva do Consórcio, integram o projeto a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, Centro Universitário do Cerrado (Unicerp), Nespresso, entre outros.

Painel -A apresentação do “Águas do Cerrado” foi feita no painel “Produção Sustentável de Café na Região do Cerrado Mineiro”. Participaram do painel Tarabal, o presidente da Federação, Francisco Sérgio de Assis, o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Gladyston Rodrigues Carvalho, e o gerente de sustentabilidade da Nespresso, Guilherme Amado.

Região do Cerrado Mineiro - As 55 cidades que formam a região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e noroeste de Minas - denominada “Região do Cerrado Mineiro” - representa 12,7% da produção brasileira de café e 25,4% da produção estadual. Ao todo, são cerca de 200 mil hectares de área de produção e 4.500 produtores.Ainda conforme dados da Federação, a área certificada é de 102 mil hectares e a área irrigada abrange 68 mil hectares. Em média, são produzidas 35 sacas de café por hectare.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024