Produtora de kiwis aposta no potencial de consumo do mercado brasileiro

Os primeiros containers dos kiwis Zespri, que agora passam a chamar Zespri Vita, chegam ao Brasil com boas perspectivas de consumo

08.06.2020 | 20:59 (UTC -3)
Cris Landi

Nos últimos 5 anos, o consumo de kiwis importados no Brasil cresceu 18%, atingindo US$ 43 milhões em 2018, o que equivale a 29 mil toneladas, segundo o Comtrade, banco de dados de estatística. Ano a ano, o kiwi vem sendo incorporado ao hábito de consumo do brasileiro, principalmente das classes A e B. Uma pesquisa quantitativa realizada pela empresa neozelandesa Zespri com consumidores brasileiros, revelou que a frequência média de consumo de kiwis no Brasil é semanal, sendo mais representativo nos grupos de 20 a 40 anos.

Apesar de ser distribuído em todo território nacional, São Paulo é o principal mercado para os kiwis Zespri respondendo por cerca de 60% do volume vendido, seguido pelas regiões Nordeste e Sul ambas com aproximadamente 20% de participação. Como o Brasil ainda não é um dos maiores mercados da marca internacionalmente, a Zespri aposta no crescimento já que o país está entre os 10 maiores consumidores de frutas do mundo. 

Para a temporada 2020, que ocorre entre os meses de Maio e Dezembro, os kiwis Zespri Vita chegam ao Brasil em nova embalagem que traduz o manejo e o cuidado com a fruta desde a colheita e destaca a polpa suculenta das duas variedades de Kiwi: Green e SunGold. Segundo Eduardo Carmagnani, Gerente Geral da Zespri no Brasil, as perspectivas de aumento de consumo da categoria são muito positivas, haja vista a grande aceitação da variedade SunGold por seu sabor doce e polpa suculenta, além de ser uma fonte natural de Vitamina C que ajuda na imunidade.

Investimentos e foco no e-commerce durante a pandemia

Em parceria com redes como o Pão de Açúcar e James (uma startup do GPA que faz entregas de compras de supermercado a restaurantes, farmácias e outros) serão distribuídas 50 mil amostras grátis de SunGold em embalagem desenvolvida exclusivamente para essa ação. Dessa forma a empresa continuará estimular a experimentação substituindo as degustações em lojas por amostragens.

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