Produtores do Paraná se preparam para a safra 2019/2020

Próximo ciclo deve ter ainda mais pesquisa e tecnologia aplicada em campo para apoiar produtividade

25.09.2019 | 20:59 (UTC -3)
Daniel Navarro

A supersafra brasileira 2018/2019 teve como grande protagonista a cultura de inverno do milho. Segundo maior produtor do cereal no País, o Paraná tem sido um polo gerador de investimentos em novas soluções para aumento da produtividade e, neste ano, alcançou 13,49 milhões de toneladas na segunda safra, 50,5% a mais que o ciclo 2017/2018, de acordo com o 12º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab.

A segunda safra de milho em Toledo, no oeste do Paraná, encerrou com produtividade média de 125 sacas por hectare. Produtor na região, Marcelo Girardi atingiu 154 sacas por hectare com o superprecoce FS450. “O híbrido demonstrou estabilidade em campo, reagindo à pressão de pragas e doenças e proporcionando alto teto produtivo.Testar novas tecnologias tem sido importante para ganhar cada vez mais competitividade com qualidade”, comenta.  

Em Floresta (PR), o produtor Antonio Campagnoli resolveu experimentar em escala comercial o superprecoce e conseguiu produtividade de 148 sacas por hectare. “Mesmo com as condições adversas que enfrentamos este ano por causa da falta de chuva, o híbrido teve arranque, desenvolveu bem e produziu com qualidade de grão”, diz.

“No planejamento de safra é importante que o produtor leve em consideração o comportamento do material diante do clima, tipo de solo, época de plantio e pressão de pragas e doenças da microrregião em que atua. Essa especificidade o ajudará na busca por patamares mais elevados e qualitativos de produção”, avalia Rodrigo Razera, gerente de Desenvolvimento de Mercado da Forseed.

Pronto para iniciar mais um ciclo, o produtor Fernando Martinez, de Rancho Alegre (PR), espera superar a média de 148,9 sacas por hectare alcançada nesta safra com o FS450. “A superprecocidade e a tecnologia empregada contam muito na hora de escolher uma cultivar, principalmente na nossa região que requer maior estabilidade de produção por conta da variação de clima”, conclui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024