Produtores tiram dúvidas sobre programas da Conab na AgroBrasília 2019

Companhia realizará palestras e oficinas sobre ferramentas de apoio para públicos do agronegócio e pequenos produtores

15.05.2019 | 20:59 (UTC -3)
Conab

Os programas e políticas públicas executadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) serão apresentadas aos visitantes da 12ª edição da AgroBrasília. Durante o evento, a Companhia realizará uma série de palestras e oficinas sobre as ferramentas de apoio para diversos públicos, tanto do agronegócio quanto de pequenos agricultores.

Uma delas explica como funciona o Sistema Eletrônico de Comercialização, utilizado pela Companhia para leilões públicos e privados (terceiros), com interligação simultânea às Bolsas de Mercadorias. Já o público de extrativistas, por exemplo, poderá saber mais sobre o apoio da Política de Garantia de Preços para os produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), um incentivo econômico no qual a Conab complementa o valor obtido com a comercialização dos produtos extrativos quando comprovada a venda por preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal.

Os pequenos criadores de animais também terão a sua vez, ao conhecer o Programa de Vendas em Balcão (ProVB), pelo qual poderão comprar milho a preços compatíveis com os praticados em pregões públicos ou com os mercados atacadistas locais. O milho é principal produto usado na ração animal e a média de preços garantida no programa assegura o suprimento regular dos insumos em inúmeras propriedades rurais de pequeno porte.

Já os agricultores familiares poderão buscar informações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e todas as modalidades existentes, que tem como objetivo o apoio à comercialização da produção, garantindo renda ao produtor ao mesmo tempo em que combate a situação de insegurança alimentar e nutricional. A feira também será um momento para os pequenos produtores tirarem dúvidas sobre as mudanças nos normativos do programa.

No estande da Conab, os técnicos também auxiliarão os interessados em fazer a inscrição no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican), registro eletrônico exigido em todos os programas executados pela Companhia. No local, também será uma oportunidade para o visitante conhecer um pouco mias sobre as metodologias adotadas para apurar informações como estoques, preços dos produtos, levantamentos de safra, entre outros dados.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024