Produtos agrícolas transportados pela Rumo são exportados para mais de 20 países

Açúcar tem como destino países da África, Ásia, América do Norte e América do Sul. Operações de soja estão concentradas na China, enquanto Holanda é porta de entrada para o milho

31.10.2018 | 20:59 (UTC -3)
Marco Espanha

Responsável por administrar os principais corredores ferroviários do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, a Rumo movimentou no primeiro semestre de 2018, mais de 15 milhões de toneladas de grãos que foram exportados. No total, mais de 20 países receberam as cargas que chegaram até os portos de Santos (SP), Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC) e Rio Grande (RS) por ferrovia.

A soja, principal grão do agronegócio brasileiro, teve exportação recorde de 46,3 milhões no primeiro semestre conforme levantamento da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Dentro das operações da Rumo, o volume transportado foi de quase 12 milhões de toneladas, tendo como principal destino a China.

Já o açúcar VHP, matéria prima bruta destinada a exportação e que pode ser utilizada para diversos fins, abastece países de quatro continentes: América do Norte, América do Sul, África e Ásia. A lista abrange países como Bangladesh, Malásia, Síria, Líbano, Iêmen, Marrocos, Venezuela e também potencias mundiais como a China, Estados Unidos e Canadá. Nos seis primeiros meses de 2018, a Rumo movimentou mais de 2,5 milhões de toneladas do produto.

Diferente do açúcar e da soja, a rota do milho tem como uma das principais portas de entrada a Europa. Os navios que partem dos portos brasileiros têm como principal destino a Holanda, onde o produto é extensivamente utilizado para alimentação e ração animal.

Outro continente com uma parcela significativa é Ásia, as operações têm como destino Japão, Coréia do Sul e Irã. No total, quase 5,8 milhões de toneladas que chegaram pelos trilhos foram exportadas nos seis primeiros meses.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024