Programa abre inscrições para startups desenvolverem tecnologias sustentáveis para soja

Parceria internacional promove seleção para conectar o ecossistema do agronegócio e soluções inovadoras; inscrições vão até dia 12 de abril

19.03.2021 | 20:59 (UTC -3)
Embrapii

Estão abertas as inscrições para startups participarem do 1º ciclo do programa “Soja Sustentável do Cerrado – fomentando o empreendedorismo e a inovação para a produção de soja livre de desmatamento”. Com o objetivo de aproximar o mundo Agro 4.0 das questões ambientais, a iniciativa pretende estimular o desenvolvimento de novas tecnologias, tornando-as viáveis técnica e economicamente para o setor.

O programa é resultado da parceria internacional entre a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), o hub de inovação AgTech Garage, e o Land Innovation Fund – fundo internacional criado com aporte inicial da Cargill e sob gerenciamento da Chemonics International para fomentar iniciativas em prol da soja sustentável e livre de desmatamento.

Os interessados podem se inscrever pelo link bit.ly/SojaSustentavel_Cerrado e participar do Roadshow no próximo dia 23, às 11 horas, para tirar dúvidas sobre o programa. Mais informações em: bit.ly/Roadshow_SojaSustentavel

As startups selecionadas terão acesso a mentorias estratégicas e técnicas, conexões com executivos da comunidade do AgTech Garage, troca de experiências com empreendedores e participação em eventos. Além disso, elas contarão com o acompanhamento de um time de especialistas composto por integrantes de empresas parceiras com foco no desenvolvimento e escala de soluções que contribuem com os objetivos do Land Innovation Fund em fomentar a sustentabilidade na cadeia de suprimento da soja. Startups que se destacarem poderão receber apoio financeiro para o desenvolvimento das soluções.

A EMBRAPII será responsável por realizar a ponte entre startups e empreendedores com os centros de pesquisas (Unidades EMBRAPII), que irão oferecer infraestrutura de ponta e competências técnicas para desenvolver os projetos selecionados, além de cofinanciar o projeto com recursos não reembolsáveis.

O programa 

O programa será desenvolvido em quatro ciclos e conta com recurso inicial de cerca de R$2.2 milhões para apoio às startups, com a possibilidade de aumento a partir da entrada de novos parceiros interessados em apoiar o ecossistema de inovação pela sustentabilidade do agronegócio.

As inovações podem envolver desenhos, testes e implementação de soluções tecnológicas que tragam inteligência, segurança e sustentabilidade à agricultura da soja no bioma Cerrado. Entre os temas de interesse do programa, estão ações e soluções que combatam o desmatamento e valorizem a geração de renda a partir da floresta em pé na região; uso sustentável da terra; serviços ambientais; ferramentas e metodologias de monitoramento ambiental.

Em paralelo, também serão selecionados até dez pesquisadores da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) para um programa de fellowship voltado para o desenvolvimento de projetos de inovação agrícola em cooperação com startups.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024