​Programa Aplique Bem leva orientação ao Simpósio Cearense de Entomologia e Acarologia, em Fortaleza (CE)

O Programa Aplique Bem é uma iniciativa da Arysta LifeScience em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

19.08.2016 | 20:59 (UTC -3)
Juliana Villa Real

No dia 25 de agosto de 2016, às 8h, o Programa Aplique Bem estará no Simpósio Cearense de Entomologia e Acarologia, em Fortaleza (CE), realizado pela Universidade Federal do Ceará. O objetivo do Programa é orientar sobre as boas práticas, correta aplicação de agroquímicos e a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na agricultura.

O convite surgiu por meio do professor da Universidade, Patrik Luiz Pastori que já conhecia o Programa e viu uma grande oportunidade para complementar o que alunos aprendem na teoria. “O estudante fica preso na consciência que o alimento deve ser orgânico, mas desconhece que é possível utilizar produtos com manejo adequado, com qualidade. É preciso mudar a aproximação com as empresas, ter a mente mais aberta, ver que a empresa vai além da venda de produtos, mas que tem a preocupação em ensinar as boas práticas”, conta o professor.

Segundo Hamilton Ramos, pesquisador científico do IAC, um bom equipamento, regulado adequadamente, e um operador habilitado são fundamentais para que os procedimentos de aplicação de defensivos sejam realizados de maneira correta. “Fazemos um levantamento de dados regionais, assim, identificamos as reais necessidades do local. Quando descobrimos as falhas, realizamos um estudo junto aos produtores rurais para desenvolver técnicas mais eficazes e seguras”, afirma.

O grande diferencial do programa está em trabalhar com o tripé equipamento, pessoas e pulverização, que são os elementos fundamentais para uma correta aplicação: um equipamento regulado, com pessoas capacitadas e uma pulverização dentro das condições ambientais e técnicas recomendadas resultam em um uso racional e correto.

“Temos certeza que os participantes irão gostar de conhecer o Programa. O treinamento é muito benéfico, pois as técnicas e as informações transmitidas auxiliam na construção de uma agricultura cada vez mais responsável e sustentável. A precisão na utilização dos agroquímicos torna-se um diferencial produtivo, garantindo oportunidades de melhorias e vantagens econômicas aos agricultores, uma vez que minimiza os desperdícios”, destaca a especialista de Stewardship da Arysta LifeScience, Claudia Barros.

O Simpósio Cearense de Entomologia e Acarologia é aberto ao público e acontece de 22 a 26 de agosto, na Universidade Federal do Ceará, auditório do Bloco 805, em Fortaleza (CE).

Inscrições e mais informações: simcea.webnode.com

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024