NOTÍCIAS

Programa Aplique Bem treinará 400 extensionistas rurais de SP

Numa primeira fase, o treinamento não será feito diretamente para o agricultor, mas para qualificação dos extensionistas que atendem a pequenos produtores do interior paulista.

O programa Aplique Bem – parceria entre a UPL e o Centro de Engenharia e Automação, do Instituto Agronômico (CEA/IAC) – será responsável pelo treinamento dos 400 extensionistas rurais do Estado de São Paulo. A assinatura do Protocolo de Intenções foi realizada no dia 12 de setembro pelo secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, durante o “Dia de Campo: Caminhos do Agro SP”, iniciativa da pasta, na Fazenda Santa Elisa, em Campinas. O governador João Doria também participou do evento e destacou a importância do setor para a economia paulista.

Durante o Dia de Campo, as autoridades entregaram 20 kits do Patrulha Agrícola para produtores rurais da região de Campinas, principalmente de grãos (milho e soja), cana-de-açúcar e pastagem, em comemoração ao Dia do Campo. Os kits incluem um trator, uma semeadeira, um pulverizador e um distribuidor de calcário. A ação faz parte do Cidadania no Campo, projeto estratégico para promover o desenvolvimento sustentável na área rural, que engloba 20 municípios.

O Diretor de Inovação da UPL, Gilson Oliveira, assinou o protocolo do programa Aplique Bem pela empresa. Ele falou sobre a importância da iniciativa para a agricultura do estado de São Paulo. “Os produtores rurais que não têm acesso a máquinas, poderão alugá-las das prefeituras tendo, assim, acesso a equipamentos de alta tecnologia. O Aplique Bem treinará os operadores dessas máquinas, com destaque ao uso correto dos pulverizadores. Trabalharemos diretamente com as prefeituras por meio desse convênio para treinamento. A estratégia da UPL é ressaltar o manejo da resistência dos insumos e ação das pragas e ervas daninhas, diminuindo o índice de resíduos nas lavouras”, destaca o diretor de inovação da UPL.

Numa primeira fase, o treinamento não será feito diretamente para o agricultor, mas para qualificação dos extensionistas que atendem a pequenos produtores do interior paulista. “Todos passarão pelo Aplique Bem para conhecer melhor as tecnologias e a segurança em relação à aplicação dos defensivos agrícolas. Será um passo importante para intensificar a melhoria da qualidade de uso na base: os pequenos, para quem a informação chega com mais dificuldade”, explica a Coordenadora de Stewardship da UPL no Brasil, Cláudia Barreto.

O pesquisador ciêntifico do IAC, Hamilton Ramos, diz que é grande a expectativa do treinamento dos extensionistas pelo Aplique Bem. “Já estamos pensando nos próximos passos, como sobre a unidade de referência, da qual a UPL também é parceira. Serão treinamentos diferenciados para agentes multiplicadores. A Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) tem 40 unidades regionais. Vamos treinar especialistas de cada região que, depois, levarão seus conhecimentos para o campo”.

Com 12 anos de existência, o programa Aplique Bem conta com cinco veículos equipados para rodar o país, treinar agricultores e avaliar pulverizadores. São mais de 68 mil agricultores treinados em cerca de 3,2 mil eventos. O programa chega a propriedades rurais de todo o Brasil, difundindo técnicas de aplicação de defensivos agrícolas e protocolos de segurança e manutenção no uso de pulverizadores. Não há qualquer custo para os agricultores.

Além do Aplique Bem, a UPL também apresentou no dia de campo o produto UPDT, um polímero vegetal superabsorvente que promove a hidratação dinâmica das lavouras, visando a economia de água. A ação contínua promove o armazenamento, a manutenção e a liberação de umidade de acordo com a necessidade da planta, permitindo o máximo potencial produtivo nos cultivos, em qualquer condição climática.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura