​Programa de Aplicação Responsável da Dow AgroSciences contribui com a redução de gastos da Fazenda Anderson, em Água Boa (MT)

Eficácia do programa possibilitou a redução do desperdício de produtos, afetando diretamente os resultados dos negócios

30.11.2016 | 21:59 (UTC -3)
Fernando Borsarini

A Fazenda Anderson - localizada no município de Água Boa, no Mato Grosso - foi uma das propriedades que recebeu este ano o Programa de Aplicação Responsável da Dow AgroSciences, desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu, promovendo treinamentos para trabalhadores do campo com o intuito de garantir a sustentabilidade do agronegócio. De acordo com o proprietário Cesar Giacomolli, com a otimização de mão de obra e qualificação, a fazenda reduziu a quantidade de produtos que usavam, gerando um resultado financeiro positivo para a fazenda.

Para os agricultores, quando a aplicação de herbicidas acontece com dosagem superior do que o recomendado, existe um desperdício dos produtos. Quando a dose é menor, não existe um controle efetivo e o produto precisa ser reaplicado. Esse processo torna a aplicação mais cara e menos efetiva do que deveria ser. “O treinamento nos ajuda a realizar uma melhor aplicação, atingindo as plantas daninhas com doses adequadas dos tipos corretos de herbicidas”, reforça Cesar.

Outro problema que acarreta no desperdício de produtos é a “deriva” – quando o vento arrasta os defensivos para cultivos vizinhos após a aplicação. Com o Simulador de Deriva, um equipamento desenvolvido pela Dow AgroSciences em parceria com a UNESP, é possível simular condições reais de vento para definir os tamanhos de gota das aplicações.

De forma prática e simples, o equipamento ensina como utilizar a ponta de pulverização e como definir o tamanho de gotas em função das condições climáticas simuladas. “Aprendemos a usar as pontas mais recomendadas e a checar quais delas estão mais gastas, para evitar que apliquem produtos em excesso”,explica Cesar. Ainda segundo ele, esse é o ponto que tem dado maiores resultados para a propriedade depois dos treinamentos.

Além disso, após a visita do programa à fazenda, a identificação de algum possível dano ficou mais rápida e os operadores passaram a entender melhor todo o processo de aplicação – desde o que acarreta os problemas que costumavam enfrentar, até o que podem fazer para os evitar ou consertar seus danos.

“O objetivo principal do Programa de Aplicação Responsável é realizar ações de extensão para apresentar aos produtores rurais os conceitos de boas práticas na aplicação de defensivos agrícolas, além de conscientizar e incentivar a adoção destas iniciativas, a fim de otimizar recursos, reduzir o impacto no meio ambiente e prover maior sustentabilidade para o agronegócio”, comenta a coordenadora de Boas Práticas Agrícolas da Dow AgroSciences, Ana Cristina Pinheiro.

Para o proprietário da fazenda, uma instrução correta para o uso das tecnologias é essencial para que sejam usadas ao seu potencial máximo. “No treinamento é destacada a importância de uma aplicação responsável, o que faz com que os operadores que participam dos treinamentos tenham uma maior preocupação com isso”. Ainda segundo ele, a propriedade pretende receber o programa mais uma vez em 2017, por pedido dos próprios funcionários.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024