​Programa Produtividade Integrada ajuda agricultores brasileiros a produzirem até 2 vezes mais que a média nacional

Terceira edição de iniciativa da Syngenta gera mais um salto de produtividade nas lavouras de soja, milho, trigo e café

05.07.2017 | 20:59 (UTC -3)
Raony Araújo

Uma oferta estruturada que combina soluções inovadoras e completas, com assistência agronômica de excelência e um histórico de resultados superiores comprovados. Esta é, a r definição do PIN – Produtividade Integrada, iniciativa anual de produtividade integrada da Syngenta, da qual 3.527 produtores rurais brasileiros tomaram parte na última safra.

O programa, criado para incentivar agricultores a alcançar novos patamares de produtividade a partir da aplicação de soluções e protocolos integrados, nas culturas de soja, milho, trigo e café, encerra sua terceira edição com mais um salto de produtividade no campo e aumentos de mais de 100% na produção, em comparação à médias nacionais divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pela Agripoint.

Pelo terceiro ano consecutivo, os resultados alcançados pelos participantes do PIN foram altamente significativos.

A produtividade média dos três sojicultores mais bem colocados no programa, por exemplo, foi 89,5% maior que a média nacional, totalizando 108 sacas de soja por hectare.

Para a cultura do milho verão, a média brasileira foi de 100,1 sacas por hectare, enquanto a registrada pelos primeiros colocados no PIN foi de 212,2 sacas por hectare – um aumento de mais de 109%.

No ciclo, os produtores de trigo vencedores do PIN também alcançaram uma produção muito significativa, atingindo cerca de 120 sacas por hectare, enquanto a média do País foi de 53 sacas por hectare.

Os resultados na categoria de milho silagem também surpreendem: o incremento médio alcançado pelos três primeiros colocados no PIN foi de 68.675 litros de leite por hectare, quantidade 94,9% maior que os 35.234 litros por hectare da média nacional.

E no primeiro ano da cultura do café no PIN, o resultado alcançado pelos produtores participantes do programa supreenderam. Com 139 sacas por hectare, os três primeiros colocados do PIN tiveram uma produção muito superiores as 24 sacas por hectare da média nacional.

Com todos estes resultados positivos, o programa PIN abrange três importantes compromissos assumidos pela Syngenta em seu Plano de Agricultura Sustentável. Isso porque a aplicação das Soluções Integradas da empresa tem como objetivo viabilizar o alcance de mais produtividade usando menos recursos e insumos, fomentar a preservação ambiental e assegurar que os produtores envolvidos recebam orientações sobre a correta aplicação de tecnologias.

“O PIN é uma demonstração do que acreditamos na Syngenta. Independente da escala, seja um pequeno, médio ou grande produtor, todos podem produzir mais, todos podem ser campeões e nós queremos participar dessa evolução”, comemora João Paulo Zampieri, Diretor Comercial da Unidade Sul da Syngenta.

Integradas e customizadas

Segmentadas por cultura – Integrare para as lavouras de soja, Trigold para trigo, Granotop e Integrare para milho, Sillus para milho silagem e Nucoffee para café –, as Soluções Integradas Syngenta são propostas e montadas de acordo com as necessidades de cada agricultor, mas considerando também as particularidades das culturas, fatores como condições do solo e clima, além das pragas e doenças às quais as lavouras estão mais expostas, por exemplo.

Com base nesses dados, equipes da Syngenta e de seus distribuidores indicam o tratamento adequado e realizam o acompanhamento necessário até a colheita dos bons resultados.

Eles têm toneladas de motivos para comemorar

Conheça os vencedores da 3ª edição do PIN:

Sillus

1º lugar

Ezequiel Letrari

94,92 litros de leite por hectare

2º lugar

Jonas Schneider

69,59 litros de leite/ha

3º lugar

Jovino Marquesan

67,31 litros de leite/ha

Granotop

1º lugar

Luciano Retore

255 sacas por hectare

2º lugar

Jhonatham Hartmann

254 sacas/ha

3º lugar

Eldon Biolowons

250 sacas/ha

PIN Milho

1ºlugar

Claudiosmar Dias

263,22 sacas por hectare

2º lugar

Vilmar Rubin

257,30 sacas/ha

3º lugar

Fausto Perreto

244,84 sacas/ha

PIN Soja

1º lugar

Lucio Facco

101 sacas por hectare

2º lugar

Altair José Polato

100 sacas/ha

3º lugar

Diones do Carmo

96,4 sacas/ha

Integrare Soja

1º lugar

José de Alencar Krause de Pinho

112,1 sacas por hectare

2º lugar

Roberto Fernando Bivilaqua

109,9 sacas/ha

3º lugar

Empate entre Ewaldo Mendes e José Francisco Vomero

102,5 sacas/ha

Trigold

1º lugar

Luiz Henrique Scariot

137 sacas por hectare

2º lugar

Sadi Lengler

125 sacas/ha

3º lugar

Guenter Duch

122 sacas/ha

Nucoffee

1º lugar

Marcelo Barbosa Araújo

163 sacas por hectares

2º lugar

Laércio Antonio Crippa

129 sacas/ha

3º lugar

Sidney Vanço

126 sacas/ha

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024