Programação técnica da Expocafé 2021 termina nesta sexta-feira (21)

Terceiro dia da Expocafé Mulheres encerra eventos ao vivo; estandes virtuais continuam disponíveis até o mês de agosto

21.05.2021 | 20:59 (UTC -3)
Mariana Vilela Penaforte de Assis/Epamig

A programação ao vivo da Expocafé 2021 chega ao fim nesta sexta-feira, 21 de maio. Nesta segunda edição totalmente online, o evento contou com debates e palestras ao vivo; dinâmicas de máquinas, previamente gravadas, para a demonstração de equipamentos e tecnologias em campo; vídeos com orientações de pesquisadores, experiências de produtores e dicas para preparar um bom café em casa e um brigadeiro de café. Também foram realizados o Hub Conecta Café (espaço de inovação) e webinários e reuniões restritos a públicos específicos.

A exposição de produtos, equipamentos e soluções para a lavoura reuniu 53 estandes, que ficarão disponíveis para acesso e visitação até o dia 18 de agosto. “Nesta edição tivemos números maiores de expositores e de itens ofertados na comparação com o ano anterior, que também foi virtual. Caminhamos para 10 mil acessos no ambiente virtual nos dias de programação ao vivo, sendo que 50% desses acessos se direciona para os estandes comerciais. Acumulamos experiências e somamos esforços entre a área técnica e a área comercial para trazer ao público um evento de elevada qualidade”, avalia o coordenador de Negócios da Expocafé, Antônio Nunes.

Novidade na programação deste ano, a Expocafé Mulheres promoveu discussões sobre a equidade no mercado de café. “Nosso objetivo é criar uma vitrine de oportunidades para as mulheres do café”, conta a pesquisadora da Embrapa Café/ EPAMIG, Helena Maria Ramos Alves, uma das idealizadoras deste quadro. “Temos no Brasil 88700 mulheres dirigentes ou cogestoras de estabelecimentos de café, cerca de 13% das 304,5 mil propriedades cafeeiras no país são dirigidas por elas, que desempenham também vários outros papeis na cadeia produtiva”, finaliza, apontado dados do Censo Agro 2017, compilados no folder Mulheres Cafeicultoras, disponível para download no site do evento.

Nesta sexta-feira, o terceiro da Expocafé Mulheres recebe Maysa Aparecida Pereira dos Reis, CEO da marca LianWen, responsável pelo aplicativo ‘Grãos em Mãos’, que auxilia produtores na negociação do café, possibilitando maior interação com os compradores. A mediação será do pesquisador Sérgio Parreiras Pereira, do Centro de Café ‘Alcides Carvalho’, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

O 2º. Encontro Técnico da Expocafé abordou temas como Inteligência Artificial, Tecnologias para a Cafeicultura  Familiar e Gestão da atividade. As apresentações, feitas por pesquisadores, professores universitários, consultores, técnicos e produtores, trataram de temas como agricultura digital, aplicação da tecnologia no campo, tratos culturais, gestão e comercialização do produto final. Os debates foram mediados por pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e tiveram interações por meio do chat.

As programações ao vivo da Expocafé Mulheres e do 2º. Encontro Técnico tiveram cerca de mil acessos. A partir da próxima segunda-feira, 24 de maio, esses conteúdos serão disponibilizados no site www.expocafeoficial.com.br, juntamente com os outros vídeos no espaço Café Play.

A Expocafé é uma organização da EPAMIG, da Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Governo do Estado de Minas Gerais, com apoio institucional da Prefeitura de Três Pontas, da Cocatrel, da Ufla, da Emater-MG e do Consórcio de Pesquisa Café. Para 2022, a expectativa é que as atividades presenciais do evento em Três Pontas (MG) sejam retomadas, concomitantemente à oferta de conteúdos online (formato híbrido).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024