​Programas brasileiros de segurança para agroquímicos são destaque em evento

Evento destaca projetos Aplique Bem, IAC-Quepia e Unidade de Referência, que unem iniciativa privada a centro de pesquisas da Secretaria de Agricultura de São Paulo

01.10.2019 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

O pesquisador científico Hamilton Ramos fez há pouco, em Santiago do Chile, uma apresentação sobre projetos relevantes desenvolvidos no Brasil na área de segurança de aplicação de agroquímicos. Os programas Aplique Bem, IAC-Quepia de Equipamentos de Proteção na Agricultura e Unidade de Referência, realizados no Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA-IAC), em Jundiaí (SP), foram destaques de um evento organizado pela entidade Crop Life Latin America.

De acordo com Ramos, a Crop Life Latin America congrega empresas e entidades ligadas ao setor de Ciência das Plantas. O evento de Santiago, conforme informou o pesquisador, debate até amanhã (2/10) o aprimoramento de padrões de segurança envolvendo defensivos agrícolas na América Latina.

Em sua apresentação, Ramos ressaltou que o programa Aplique Bem, com 12 anos de existência, já beneficiou 68 mil pessoas no Brasil e mais sete países. O Aplique Bem treina agricultores e trabalhadores rurais para usar corretamente os agroquímicos.

Já o programa IAC-Quepia, com 13 anos completados em 2019, assinalou Ramos, permitiu reduzir de 80% para 20% o índice médio de reprovações da qualidade de equipamentos de proteção individual, para agricultura, comercializados no Brasil.

O pesquisador enfatizou ainda a importância da recém-criada Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Defensivos Agrícolas (UR) para o agronegócio. A entidade, que ministra cursos para agrônomos e companhias do mercado agrícola, disse Ramos, reúne condições para reduzir no Brasil o déficit de mão de obra especializada na aplicação de agroquímicos, que traz perdas anuais da ordem de R$ 2 bilhões às empresas do agro.

Os programas Aplique Bem, IAC-Quepia e Unidade de Referência resultam da associação entre o setor privado e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

  

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024