Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho tem curso em Ponta Grossa, PR

O evento reuniu 89 técnicos e pesquisadores do IAPAR, Emater, Embrapa, Syngenta e prefeituras da região Centro-Sul do Paraná

14.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Helio Augusto de Magalhães

Ponta Grossa sediou no início deste mês um treinamento para atualização em tecnologias de produção de feijão e milho, evento que reuniu 89 técnicos e pesquisadores do IAPAR, Emater, Embrapa, Syngenta e prefeituras da região Centro-Sul do Paraná.

O curso integra o cronograma de atividades do Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho. O encontro foi realizado com o objetivo de planejar para a na safra 2017-2018, as ações de instalação e acompanhamento de unidades demonstrativas (UDs) e assistência técnica aos agricultores familiares assistidos no projeto.

O treinamento envolveu conteúdos de manejo do solo e de fertilidade, mercado de grãos e aspectos de fitotécnicos das culturas, melhoramento, inoculação e coinoculação de sementes, manejo de pragas, doenças e plantas invasoras, e agricultura de precisão para produtores familiares. Também foram discutidas recomendações e orientações de acompanhamento e relatos do trabalho.

As áreas acompanhadas têm o apoio de produtores colaboradores, articulados pelos técnicos treinados, que instalarão os campos de feijão e milho. As áreas instaladas são unidades usadas para atividades de difusão de tecnologias e visam à capacitação dos agricultores para o melhor rendimento da produção e, com isso, a melhoria da renda familiar. As ações desenvolvidas também orientam para o uso de boas práticas, para a produção de alimentos seguros, cuidados com o ambiente e segurança no trabalho.

Nesta safra serão instaladas 86 unidades demonstrativas de feijão e 77 de milho, envolvendo 49 municípios e 58 técnicos responsáveis pelo acompanhamento.

O Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho é desenvolvido no Estado do Paraná e tem a parceria do IAPAR, Emater, Syngenta, Embrapa e Instituto Agronômico de Campinas.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024