Projeto Comando Nematoide orienta produtores de HF do interior de São Paulo

Em parceria com a DMLab a FMC montou um laboratório móvel para atender agricultores

01.08.2018 | 20:59 (UTC -3)
Angélica Cortez

O Brasil perde em torno de  38 bilhões de reais em todas as culturas por redução de produtividade provocada pela presença de nematoides no solo, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Diante desse cenário, a FMC Agricultural Solutions promove um projeto nacional, denominado Comando Nematoide.

O intuito da iniciativa é levar capacitação e informação técnica aos produtores sobre a prevenção e o controle efetivo dos nematoides. Em parceria com a DMLab, empresa referência em análises nematológicas, a companhia montou um laboratório móvel com as tecnologias necessárias para levar as melhores práticas e ferramentas para o manejo efetivo da praga.

Entre esta quarta-feira (01/08) e 20/08, o projeto irá orientar os produtores de Hortifrúti das cidades paulistas de Paranapanema (1/08 e 2/08), Santa Cruz (3/08 e 6/08), Garça (7/08 e 8/08), Braúna (9/08), Birigui (10/08), Vista Alegre (13/08), Taquaritinga (14/08), Cândido Mota (15/08 e 16/08) e Palmital (17/08 e 20/08). Em todas os municípios, a equipe técnica do Comando Nematoide realiza eventos técnicos para abordar temas sobre o manejo dos nematoides, como as melhores metodologias de coleta de solo e raiz, apresentação dos principais gêneros de nematoides e seus possíveis danos à cultura e as melhores ferramentas para o controle integrado da praga.

Será oferecido material técnico com cartilha sobre a praga e seu manejo, artigos e vídeos informativos. Esse conteúdo estará em um hotsite, em que será possível acompanhar o roteiro de visitas do laboratório móvel, verificar a incidência de nematoides nas regiões visitadas e enviar notificações.

O Comando Nematoide também passará pelos principais polos agrícolas produtores de soja, milho, cana-de-açúcar, algodão, feijão e café. Serão percorridos 10 estados e mais de 100 cidades em aproximadamente um ano.

De acordo com o Gerente de Produto da FMC, Vinicios Faria, essa é mais uma ação que a companhia promove para oferecer subsídio aos produtores. “Estamos entusiasmados em levar conhecimento a todas as regiões do país sobre um assunto considerado um grande problema de diversas propriedades. Além de oferecer assistência para identificar os problemas com nematoides, ofertamos tecnologias eficientes para alavancar a produtividade e rentabilidade das plantações”, observa.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024