NOTÍCIAS

Projeto “Expedição da Agricultura para a Vida” é um dos destaques da Corteva para Tecnoshow Comigo 2019

Tem início hoje (8), um dos tradicionais eventos do calendário agrícola nacional, a Tecnoshow Comigo, que deve receber até a próxima sexta-feira, dia 12, mais de 100 mil visitantes. Em sua 18ª edição, a feira contará com a participação de 550 expositores, como é o caso da Corteva Agriscience, Divisão Agrícola da DowDuPont, que nasceu da fusão de duas grandes multinacionais Dow e DuPont.

 “A Corteva tem um portfólio completo, oferecendo soluções para os cultivos mais importantes do país e por meio de uma estratégia de multicanais. Por essa razão, a participação em eventos, como a Tecnoshow Comigo, é muito importante para a companhia, pois permite a apresentação de nossas soluções, demonstrando como a inovação pode contribuir para uma agropecuária ainda mais eficiente”, afirma o  presidente da Corteva Agriscience, Divisão Agrícola DowDuPont no Brasil e Paraguai, Roberto Hun. 

Uma das principais atrações da Corteva para a Tecnoshow Comigo 2019 é uma escola-móvel, que leva o nome de “Expedição da Agricultura para a Vida”. Neste projeto, um caminhão de 7 metros de comprimento e 3,5 de largura, teve o baú adaptado para criar um ambiente agradável e em formato de auditório, onde pesquisadores e especialistas ministram aulas para produtores rurais e profissionais do agronegócio. Devido ao sucesso dos treinamentos, este ano, o projeto passou por uma reestruturação e, agora, consegue receber mais participantes e conta com novos jogos interativos. O conteúdo foi ampliado e atualmente foca em cinco pilares das inciativas de Boas Práticas Agrícolas: Manejo de Plantas Daninhas; Manejo Integrado de Pragas; Tecnologia da Aplicação; Segurança do Trabalhador e Manejo de Doenças (novidade). A “Expedição da Agricultura para a Vida” já treinou mais de 2.200 pessoas ao longo de seus dois anos de existência, e promoverá workshops diários durante todos os dias da Tecnoshow Comigo. Para participar, basta visitar o caminhão que estará localizado na quadra 16.

A Corteva também apresentará as soluções da Granular, empresa especializada em agricultura digital. Nascida no Vale do Silício, nos Estados Unidos, a Granular lidera este mercado naquele país com softwares de gestão, monitoramento direcionado e avaliação de áreas, que trabalham com informações de diversas fontes para tomada de decisão. Adquirida em 2017 pela Divisão Agrícola da DowDuPont, a Granular está presente em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, e, agora também no Brasil.

“Nosso objetivo é ampliar a expansão internacional da Granular, começando na América do Sul, aqui no Brasil. Já temos alguns pilotos e estamos intensificando a busca por inovação agrícola no momento em que a agricultura de precisão dá lugar à agricultura da informação. Estamos trazendo para o Brasil a plataforma da Granular, responsável pelo pilar de agricultura digital da Corteva”, comenta Hun.

Quem visitar o estande da Corteva também poderá participar de uma experiência audiovisual, que consiste em um espaço fechado com projeções mapeadas que demonstram os danos causados por pragas, plantas daninhas e doenças na lavouras. Enquanto o convidado vivencia a experiência, ele conhece as melhores soluções para enfrentar os problemas que “roubam a produtividade” de culturas como milho e soja.

Ainda será possível entender um pouco mais sobre a tecnologia Enlist no estande da Corteva. Ela possibilita o uso do 2,4-D sobre as culturas de soja Enlist e milho Enlist para maximizar o potencial produtivo das lavouras. Os visitantes terão acesso a especialistas e pesquisadores e poderão tirar dúvidas sobre os benefícios da tecnologia que apresenta novos herbicidas (com redução no potencial de deriva, baixo odor e ultrabaixa volatilidade); variedades e híbridos de elevada produtividade; novas tecnologias Bt e maior praticidade.

A Corteva Agriscience apresentará diversos lançamentos para a 18ª edição da Tecnoshow Comigo, dentre os quais vale destacar:

Verdict Max: é a evolução dos graminicidas para uso na dessecação pré-plantio e pós-emergência das culturas da soja, feijão e algodão. Com sua nova formulação, apresenta  evolução do controle do capim-amargoso, milho-voluntário e demais gramíneas com menor dose de produto comercial do mercado.

Intrepid Edge: tecnologia para o controle das principais lagartas que atacam e prejudicam a cultura da soja. Com sua formulação com dois modos de ação, o produto que alia efeito de choque e residual, é seletivo aos principais inimigos naturais, controlando o complexo de lagartas da soja.

PowerCore Ultra: os híbridos de milho que possuem essa biotecnologia têm quatro proteínas destinadas ao auxílio no controle das principais lagartas que atacam a cultura e duas proteínas que conferem tolerância aos herbicidas glifosato e glufosinato de amônio. Devido à presença das proteínas inseticidas, que são: Cry1F, Cry1A.105, Cry2Ab2 e Vip3Aa20, as sementes de milho PowerCore Ultra apresentam um auxílio no controle de insetos como: Lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), Broca-do-colmo (Diatraea saccharalis), Lagarta-da-espiga (Helicoverpa zea), Lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus), Lagarta-rosca (Agrotis ipsilon) e Lagarta-preta-das-folhas (Spodoptera cosmioides). O lançamento será oferecido ao produtor por meio dos portfólios de Pioneer e Brevant.

Dermacor: a ação de Dermacor, associada à tecnologia Bt, amplia o espectro de controle de pragas proporcionando excelente manutenção do estande e protegendo o maior investimento do agricultor: a semente. Para a cultura do milho, o produto oferece proteção ainda contra os seguintes insetos: Lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda), Coró (Phyllophaga cuyabana), Coró (Lyogenes fusca) e Lagarta Rosca (Agrotis ipsilon). E na cultura da soja, atua no combate às seguintes pragas: Lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus), Lagarta militar (Spodoptera frugiperda) Coró (Phyllophaga cuyabana), Lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis) e Lagarta Helicoverpa (Helicoverpa armígera)

Tecnologia XT: do segmento de Pastagem, esta nova família de herbicidas é composta por três ingredientes ativos mais concentrados, o que permite o uso de menores doses por hectare, controlando de forma eficiente as plantas daninhas duras e muito duras. Com ausência de odor, é o herbicida do mercado com classe toxicológica verde (pouco tóxica), trazendo mais segurança para quem está manuseando o produto e na hora da aplicação. 

Também serão apresentadas as tradicionais soluções em manejo de doenças, como:

Vessarya: fungicida eficiente para o controle das doenças da soja, como Ferrugem, Oídio e DFCs (doenças de final de ciclo) tais como a Mancha alvo e Cercospora. O Vessarya dispensa o uso de óleo nas aplicações. Outros atributos do produto são: alta sistemicidade e efeito translaminar, garantindo melhor absorção e menor risco de lavagem pelas chuvas.

Aproach Prima: é um fungicida sistêmico indicado para diversas culturas como soja, milho, café e cana-de-açúcar, que promove resultados rápidos e duradouros contra diversos tipos de doenças, como a Ferrugem asiática, a Brusone, a Cercosporiose e a Oídio. Com rápida penetração, o produto possibilita menor exposição às águas das chuvas, proporcionando resultados mais eficazes.

Marcas Corteva e atrações especiais

No estande da Pioneer, os visitantes da Tecnoshow Comigo poderão conhecer a loja de brindes da marca e usufruir de uma experiência 3D. Nesta ação imersiva, os visitantes irão utilizar óculos de realidade virtual para fazer um tour de 360º em uma propriedade parceira da Pioneer e entender a transformação que a marca passa, agora como parte da Corteva Agriscience. Além disso, quem visitar o espaço, terá acesso aos principais lançamentos da marca, como os híbridos com a tecnologia PowerCore Ultra. Estarão em exposição os híbridos: P3565PWU, P3754PWU, P3397PWU e P3858PWU. Nas lavouras experimentais, os produtores também poderão ver, de perto, os híbridos de P3707VYH, que se destacam por seu elevado potencial produtivo, sanidade e tolerância ao enfezamento do milho (doenças que causam danos expressivos na produção de grãos). Teremos ainda o P3898, híbrido com elevado potencial produtivo, sanidade e opção para quem precisa ter uma lavoura convencional. Os visitantes terão acesso, ainda, as variedades de sorgo 50A10, 50A40 e 50A60, e variedades de soja com a tecnologia Intacta com adaptabilidade e alto potencial produtivo, como: 96R10IPRO, 96R20IPRO, 96R70IPRO, 97R50IPRO e a 98Y01IPRO.

Já no estande da Brevant Sementes, nova marca de distribuição da Corteva Agriscience, o destaque são os híbridos com a tecnologia PowerCore Ultra, que oferecem controle das principais pragas da cultura do milho. Os visitantes que passarem pelo local serão direcionados para uma sala de cinema, onde obterão mais informações sobre o Universo Brevant, e também poderão conhecer híbridos de milho como o B2612PWU, que têm alto teto produtivo e boa sanidade. O 2A401PW, híbrido superprecoce com estabilidade produtiva e sanidade. Além dos híbridos consagrados para silagem B2688PWU e B2433PWU. Também estarão à mostra as cultivares de soja DS7417IPRO, DS6217IPRO, DS5916IPRO, CD4781IPRO, CD2728 e CD2700.

Por fim, a Corteva preparou um espaço tecnológico para que os visitantes da Tecnoshow Comigo possam conhecer a tecnologia Enlist. Os convidados serão levados a um imersão que levará cerca de 20 minutos, e, na qual eles entenderão o que é Enlist e como cultivar o futuro, por meio dessa evolução. Durante a primeira etapa do circuito, os produtores serão levados para uma sala de cinema onde será feita uma apresentação sobre o cenário atual das plantas daninhas no Brasil e a importância de Enlist neste contexto. Num segundo momento, os participantes irão conhecer a plataforma de sementes e biotecnologia, por meio das tecnologias Enlist E3 e Conkesta Enlist E3 (soja) e Milho Enlist e PowerCore Ultra Enlist, para controle de plantas daninhas e lagartas. Além disso, será possível entender como Enlist estará disponível em variedades de alto potencial produtivo das marcas licenciadas e em genéticas próprias. Na última etapa, os convidados passarão a compreender um pouco mais sobre os benefícios do herbicidas Enlist e a tecnologia Colex-D.

Palestra: Mulheres no Agro

Durante a Tecnoshow Comigo 2019 uma série de palestras serão promovidas para propor o debate acerca das principais mudanças do segmento agropecuário, uma delas será ministrada pela diretora de comunicação da Corteva Agriscience para América Latina, Vivian Bialski, que abordará “A importância da participação da mulher no agronegócio e a discriminação de gênero no setor”. Este painel ocorrerá no auditório da FAEG (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás), no dia 10 de abril, às 14h.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura