NOTÍCIAS

​Projeto Uva Nossa fomenta produção vitivinícola no PR e RS

  • 21/08/2017 |
  • Daniela Licht

Uma iniciativa da Famiglia Zanlorenzi – que completa 75 anos em 2017 e hoje é uma das mais importantes indústrias de bebidas do Brasil – está envolvendo cerca de 60 famílias de pequenos produtores, com propriedades localizadas no Rio Grande do Sul e no Paraná, que produzem anualmente cerca de 1 milhão de quilos de uva.

Iniciado em 2010, o projeto é intitulado Uva Nossa e surgiu para reavivar a produção vitivinícola principalmente do Paraná, cuja história foi abruptamente interrompida com a praga da pérola-da-terra, que inviabilizou o cultivo de uvas no Paraná por volta da década de 70.

“O Uva Nossa tem como principal objetivo orientar e capacitar o fornecedor para atender às mudanças e necessidades do mercado", explica o enólogo da Famiglia Zanlorenzi, Mateus Poggere, informando que para o Ciclo 2017/2018 a empresa tem a expectativa de aumentar a adesão de famílias no projeto, bem como fomentar a conversão de vinhedos (iniciada em 2016) e manter a expansão das áreas para atender novas demandas.

Toda a gestão do projeto Uva Nossa é coordenada pela Famiglia Zanlorenzi, que cadastra os produtores, fornece as mudas, possui uma equipe de engenheiros agrônomos dando suporte técnico no campo; além de uma parceria com órgãos públicos para orientar sobre a prática e o manejo de produção em suas diferentes etapas.

“Este é um importante projeto de responsabilidade socioambiental, pois trouxe oportunidades e aumentou a qualidade de vida de centenas de produtores rurais", diz Poggere.

A Famiglia Zanlorenzi efetuou até agora o plantio em uma área de 50 hectares na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), nos municípios de Campo Largo, Palmeira, Balsa Nova, Lapa, Imbituva e Antonio Olinto. Desde o começo do projeto, são colhidas, em média, 15 toneladas por hectare em cada safra. Todas as sobras das uvas se transformam em adubo para a terra ou ração animal. Mais em www.famigliazanlorenzi.com.br/

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura