Projetos de alcance global do CEA-IAC são apresentados ao novo secretário de Agricultura e ao Governo de SP

Iniciativas transferem segurança ao trabalho rural e qualidade ao controle de pragas, doenças e invasoras

02.08.2021 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

Recém-empossado na direção do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), sediado na paulista Jundiaí, o pesquisador Hamilton Ramos recebeu na última semana, em visita oficial, o novo secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges. Mantido pela Secretaria comandada por Borges, o CEA-IAC conduz vários projetos, de alcance mundial, nas áreas de automação, solos, agricultura digital e uso seguro de defensivos agrícolas, entre outras.

Durante a visita, acompanhada pelos pesquisadores do CEA-IAC, o secretário Borges visitou os laboratórios nos quais são realizados os programas Aplique Bem, IAC-Quepia, Adjuvantes da Pulverização e Unidade de Referência em Agroquímicos. Essas iniciativas focam tanto a segurança do trabalhador rural como a qualidade de tratamentos destinados ao controle de pragas, doenças e plantas invasoras em cultivos agrícolas, na agricultura familiar, pequenas propriedades e em grandes áreas produtivas.

O secretário Itamar Borges teve acesso ainda a informações sobre tecnologias de ponta na área de automação e agricultura digital em desenvolvimento no CEA-IAC, incluindo ao protótipo de uma nova máquina para poda e colheita mecanizada da uva, única no mundo, recentemente patenteada no Brasil.

Na última quarta-feira (28), o diretor do CEA-IAC de Jundiaí também representou a instituição em encontro com o vice-governador do Estado de SP, Rodrigo Garcia, além do secretário Borges. O evento ocorreu na cidade de Campinas, para anúncio oficial de investimentos do Governo de SP nos centros de pesquisas mantidos pela Secretaria de Agricultura.

“Foram oportunidades valiosas para nos aproximarmos ainda mais da Secretaria de Agricultura e do Governo do Estado, além de valorizar programas que o CEA-IAC desenvolve com recursos próprios ou por meio de parcerias público-privadas”, destaca Hamilton Ramos.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024