Projetos irão fortalecer sistemas de informação de mercados agrícolas

Profissionais do Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos, Guatemala e Santa Lúcia se reunirão na Costa Rica com o apoio do IICA, da Universidade Cenfotec, da Accenture e do serviço de saúde animal desse país

28.01.2020 | 20:59 (UTC -3)
Helena Ramírez

Com o objetivo de gerar projetos que proporcionem transparência e fortaleçam as capacidades tecnológicas dos sistemas de informação de mercados agrícolas (SIMA) da América Latina e do Caribe, especialistas de diversos países do hemisfério participarão de um encontro na Costa Rica, no Fab Lab (Laboratório de Fabricação Digital) do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

A reunião acontecerá de 28 a 30 de janeiro e é organizada pelo IICA com a participação da Universidade Cenfotec, a empresa Accenture, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Serviço Nacional de Saúde Animal (SENASA) da Costa Rica.

Participarão do encontro representantes dos SIMA do Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos, Guatemala e Santa Lúcia, países membros da Organização de Informações de Mercados Agrícolas das Américas (OIMA, composta por 33 países do hemisfério) e que são parte de um painel assessor em tecnologias da informação e da comunicação desse organismo.

Na reunião, será elaborado um plano de trabalho regional nessa área para fortalecer os SIMA. Também serão identificadas oportunidades e áreas de trabalho para a formulação de projetos que ajudem a atender as necessidades de informações agrícolas nos países e estabeleçam um roteiro para a OIMA.

Na atividade, buscar-se-á construir propostas de ferramentas para a coleta de dados para repórteres de mercados (encarregados de coletar informações sobre produtos agrícolas), o processamento dos dados e os diversos serviços dos SIMA. Também será impulsionado o desenvolvimento de uma plataforma ou programa para a divulgação de relatórios e a formulação de estratégias para a retroalimentação por parte dos produtores.

“Para os usuários, o projeto dessas propostas deve ajudar a dotar o mercado de transparência e lhe permitir tomar decisões mais informadas sobre produção e comercialização”, disse Terry Long, presidente da OIMA.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024