Pronasolos começa trabalho de levantamento de dados no Paraná

​Técnicos do projeto PronaSolos Paraná começam o levantamento de informações de campo na região Oeste do Paraná, entre os municípios de Toledo e Foz do Iguaçu, PR

01.10.2018 | 20:59 (UTC -3)
Katia Pichelli ​

Técnicos do projeto PronaSolos Paraná começam o levantamento de informações de campo na região Oeste do Paraná, entre os municípios de Toledo e Foz do Iguaçu. De 10/09 a 05/10, os técnicos participam de um treinamento sobre levantamento de solos e vegetação, mesclando teoria com prática de campo. Durante o próprio curso já começam a fazer coleta de informações em propriedades rurais. A partir de 08/10, começa a fase efetiva de levantamento de dados em 11.450 km2 da região (chamada pelo projeto de “Módulo Territorial”), um trabalho que levará dois anos.

“Os técnicos estarão identificados com veículos do PronaSolos Paraná e vão coletar amostras de solo e vegetação, além de realizar observações de campo”, explica Gustavo Curcio, pesquisador da Embrapa Florestas e coordenador estadual do projeto. “Como o trabalho envolve uma área muito grande a ser percorrida, nem sempre será possível informar aos produtores que estaremos em um local realizando as coletas”, explica, “pedimos, então, compreensão ao trabalho que vamos desenvolver”. 

Além de três pesquisadores da Embrapa Florestas e um pesquisador do IAPAR, seis técnicos fazem parte do projeto, sendo quatro contratados pelo Pronasolos Paraná e dois bolsistas disponibilizados pela Secretaria de Ciência e Tecnologia ao Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). A capacitação dos técnicos, efetuado na sede do Escritório Regional de Toledo do IAP, em Toledo, compreende 160 horas de treinamento interativo considerando aspectos de geologia/geomorfologia e levantamento de solos e vegetação protetiva de rios e nascentes, processamento de imagens e confecção de mapas. Durante todos os módulos já são executadas práticas de campo, com a ida a áreas rurais para a coleta de amostras e informações. 

O projeto Pronasolos Paraná faz parte do Programa PronaSolos de âmbito nacional, que é um projeto inédito de grandes proporções que vai elevar o conhecimento sobre os solos brasileiros.

O primeiro local a ser trabalhado em todo o país é a Bacia Hidrográfica Paraná III. O trabalho no Estado vai incluir também a análise de vegetação, especialmente em ambientes ciliares. O PronaSolos Paraná pretende mapear grande parte do território do estado e gerar dados com diferentes graus de detalhamento para subsidiar políticas públicas, auxiliar gestão territorial, embasar agricultura de precisão e apoiar decisões de concessão do crédito agrícola, entre outras aplicações. 

O projeto vai preencher uma lacuna de conhecimento a respeito dos solos paranaenses. Os mapeamentos atualmente existentes estão em escala de baixo detalhamento, o que não possibilita planejamentos efetivos. Pela proposta, serão feitos mapeamentos em campo na escala 1:50.000 para solos e 1:10.000 para vegetação, com melhor nível de detalhamento.

Além disso, a inserção do levantamento de vegetação em ambientes de rios e nascentes vai auxiliar o Estado a fazer o planejamento rural com um olhar em sistemas de preservação. “O grande desafio da agricultura hoje é a produção de água”, afirma Curcio. “E essa produção é feita com solos e vegetação conservados, por isso queremos aproveitar que já vamos a campo mapear solos para também fazer o levantamento do estado da vegetação em nascentes e rios”, explica. O trabalho vai aliar uma intensa atividade em campo, com coletas e análises de amostras de solo (neste módulo, serão 1.374 pedossequências, 1832 pontos de coletas de amostras, 3.664 pontos de observação morfológica, 300 perfis de solos) e vegetação (458 seções analíticas, sendo 229 em nascentes e 229 em rios), geoprocessamento e montagem de banco de dados.

O Paraná é o primeiro Estado a implementar o Programa, viabilizado pela  parceria entre a Embrapa Florestas com a Itaipu Binacional, as Secretarias de Estado da Agricultura e Abastecimento, da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, do Meio Ambiente, do Planejamento e Coordenação Geral e dos Institutos Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Ambiental (IAP), Instituto de Terras, Cartografia e Geociência (ITCG) e a Fapeagro.  


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024