Prorrogadas inscrições para o Desafio de Máxima Produtividade da Soja 2015/16

A prorrogação das inscrições, que acontece devido a alta procura, pode ultrapassar a edição passada, quando o vencedor, Alisson Hilgemberg, de Ponta Grossa (PR), colheu 141,79 sacas por hectare

14.01.2016 | 21:59 (UTC -3)
Diego Silva

O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) prorrogou as inscrições do Desafio de Máxima Produtividade da Soja safra 2015/16 para o dia 22 de janeiro. De acordo com a organização do Desafio, a meta desta edição é encontrar o agricultor capaz de cultivar 143 sacas por hectare, além de identificar os produtores rurais que expandiram as estratégias empregadas nas edições passadas para a área comercial, contribuindo para o avanço da produtividade da soja em solo brasileiro. As inscrições são realizadas pelo site www.cesbrasil.org.br mediante preenchimento das fichas com informações da propriedade e técnicas empregadas na área selecionada.

A prorrogação das inscrições, que acontece devido a alta procura, pode ultrapassar a edição passada, quando o vencedor, Alisson Hilgemberg, de Ponta Grossa (PR), colheu 141,79 sacas por hectare e concorreu com 2.900 área inscritas, envolvendo 9 mil profissionais, entre agricultores, agrônomos e consultores.

O Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja neste ano mantém a divisão das categorias que premiará o campeão nacional, soja irrigada e não irrigada, os campeões municipais, campeões estaduais e campeões regionais - Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte/Nordeste – (soja de sequeiro). Para concorrer o agricultor deverá inscrever uma área que corresponda de cinco a dez hectares, que não seja Área de Preservação Permanente (APP) e que siga boas práticas agrícolas, além da legislação trabalhista.

De acordo com o coordenador técnico do CESB, Henry Sako, neste ano haverá alterações no modelo de avaliação das áreas concorrentes do Desafio de Máxima Produtividade da Soja. “Com o objetivo de elevar a acurácia do Desafio, que sempre mantivemos rígida, reduzimos os auditores terceirizados e melhoramos a distribuição desses profissionais pelo País. Além dos processos, que já eram eficientes, adotamos novos aparelhos de GPS para o levantamento de áreas, que aumentará o êxito na avaliação da área inscrita”, destaca o coordenador.

A lista com o nome dos campeões será divulgada durante o mês de junho deste ano. Os vencedores de todas as categorias receberão o certificado CESB e serão reconhecidos em seus municípios e estados, como referência em produtividade de soja no País.

Sobre o CESB

O CESB é uma organização formada por profissionais e pesquisadores de diversas áreas ligadas à sojicultura, que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras e vivências, em prol da produtividade brasileira. Por meio do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, o CESB, tem como finalidade, contribuir diretamente com o rendimento das lavouras brasileiras, selecionando e divulgando técnicas viáveis, que possam ser aplicadas em grande escala, com foco na máxima produtividade.

Atualmente, o CESB é composto por 19 Membros e quinze entidades patrocinadoras: Syngenta, BASF, Bayer, TMG, Monsanto, Sementes Adriana, Agrichem, UPL do Brasil, Stoller, Produquímica, Jacto, Instituto Phytus, Mosaic, Aprosoja MT e DuPont.

O Comitê é qualificado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), nos termos da Lei n° 9.790, de 23 de março de 1999, conforme decisão proferida pelo Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União de 04 de dezembro de 2009.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024