Publicação aponta cuidados para o sucesso do arroz de terras altas em SPD no cerrado

Publicação traz atualização sobre o assunto, buscando quebrar o estigma de que a cultura não possui bom desenvolvimento no SPD em relação ao plantio convencional

25.06.2021 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa

A Embrapa Arroz e Feijão acaba de lançar a Circular Técnica 94, documento que apresenta tecnologias para o cultivo do arroz de terras altas em Sistema Plantio Direto (SPD) na região do cerrado. A publicação traz uma atualização do conhecimento sobre o assunto, buscando quebrar o estigma de que a cultura não possui bom desenvolvimento no SPD em relação ao plantio convencional.

Para os autores, o arroz de terras altas possibilita uma série de benefícios para a sustentabilidade da agricultura. A inserção do grão como alternativa na rotação de culturas muda o paradigma de cultivo estabelecido da sucessão soja no verão e milho na safrinha, permitindo melhor manejo das lavouras pela ruptura do ciclo de plantas daninhas, pragas e doenças.

Na Circular Técnica 94, os detalhes para obter êxito nessa empreitada são discutidos e envolvem desde características do solo e seleção de plantas de cobertura até a adubação, a escolha de cultivares e da época de cultivo. 

Para acessar, clique aqui

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024