PUBLIEDITORIAL: Como alcançar altas produtividades com o feijão de terceira safra

​Cuidados com o plantio, qualidade de sementes, manejos nutricional e fitossanitário, bem como o bom uso da tecnologia de aplicação estão entre os fatores que auxiliam o produtor a maximizar os resultados na lavoura

10.05.2019 | 20:59 (UTC -3)
Satis

Com o começo da semeadura da terceira safra de feijão em Março, as atenções permanecem voltadas para a sanidade da cultura, de modo a permitir que as plantas possam expressar seu máximo potencial produtivo. Com a umidade do solo controlada através da irrigação e temperaturas amenas, as produtividades podem superar 3.000 kg/ha desde que cuidados adequados de manejo sejam adotados na condução da lavoura.

Segundo o gerente Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento da Satis, Aedyl Lauar, o produtor precisa estar atento a aspectos como compactação e correção do solo (Ca+Mg/K), nutrição adequada, uniformidade da irrigação, emprego de sementes de qualidade, manejo de plantas daninhas e manejo fitossanitário. “A Satis oferece ao produtor de feijão uma linha de produtos e tratamentos ligados ao manejo nutricional, fisiológico e fitossanitário. Produtos como Humicbor, Sturdy, Vitan, Vitakelp e Fulland fazem parte de um programa de sucesso para construirmos plantas de alta performance e com isso atingirmos altas produtividades e altos rendimentos”,  relata. 

No manejo da lavoura a tecnologia de aplicação é uma grande aliada dos produtores. “O principio básico é o emprego de todos os conhecimentos científicos que proporcionem a melhor colocação do produto biologicamente ativo no alvo, em quantidade necessária, de forma econômica, com o mínimo de contaminação de outras áreas”, explica Lauar. Para isso, contar com um programa que auxilie a maximizar o desempenho das soluções adotadas é de grande auxílio. 

A Satis oferece o programa Aplik+, que fornece uma espécie de consultoria ao agricultor diretamente no campo, levando conhecimento científico a fim de garantir que as soluções utilizadas atinjam o alvo desejado, com menos desperdício e maior qualidade. Uma equipe de difusão, capacitada pela empresa, presta orientações diretamente no campo, auxiliando clientes nas diversas regiões agrícolas do país em que a empresa está presente.

Com alta exigência nutricional, o feijoeiro demanda a correta correção do solo e atenção especial à oferta de nutrientes como o boro. Tratos culturais também são importantes. Destaca-se o plantio realizado com critério e racionalidade, atenção às necessidades hídricas em cada fase da cultura, além de um manejo fitossanitário eficiente.


Doenças no feijoeiro

Podridões de raízes, morte súbita, antracnose, mancha angular e mosaico dourado estão entre as doenças que mais limitam a cultura do feijão. Merece destaque também o mofo branco (Sclerotinia sclerotiorum), cujo manejo se dá, principalmente, por medidas preventivas e pelo uso de defensivos químicos e biológicos voltados para o controle. Contudo, produtos auxiliares também podem favorecer o manejo. É o caso de soluções nutricionais e indicadas para ativar a resistência natural das plantas, como o fertilizante mineral misto para aplicação foliar Fulland, da empresa Satis. 

A Podridão de Raízes em feijão é capaz de comprometer a produtividade em até 70%. Causada por fungos como Fusarium e Rhizoctonia, a enfermidade gera grande mortalidade inicial das plantas. Para este problema, a Satis desenvolveu as soluções Fulland e Sturdy, que ajudam a proteger o sistema radicular das plantas e estimulam o seu desenvolvimento.

A Morte Súbita de Plantas causada pelos patógenos Fusarium Oxysporum, Sclerotium Rolfsii, Curtobacterium é responsável por prejuízos da ordem de até 40% à produtividade. A doença surge após o início do período reprodutivo. Também merecem atenção as doenças causadas por bactérias, com incidência crescente ao longo das últimas safras. Neste caso Fulland pode auxiliar no manejo, pois além de ser uma fonte de cobre altamente sistêmico, atua no fortalecimento fisiológico das plantas.



Soluções Satis para o feijoeiro

  * Humicbor
- Importante fornecedor de boro totalmente solúvel, enriquecido com substâncias húmicas, extratos de algas e polióis.
- Melhor desenvolvimento vegetativo
- Melhor pagamento da florada
Supre as baixas concentrações de boro no solo 
*Sturdy
-Fonte de fósforo enriquecido com extrato de algas que oferece melhor desempenho, especialmente sob condições adversas, nas quais a demanda energética é maior.
-Alta eficiência na reposição de fósforo.
-Estimula a planta a absorver os nutrientes do solo.
-Melhora o desenvolvimento radicular e o crescimento vegetativo.
* Vitan
- Potente organomineral, rico em macro e micronutrientes, contém em sua fórmula alta carga de aminoácidos livres.
-Ótima absorção via folha.
- Rápida assimilação do produto.
- Melhora o desenvolvimento radicular, vegetativo e reprodutivo.
- Melhora a absorção de outros produtos adicionas ã cada de pulverização.
* Vitakelp 
- Enriquecido com alta concentração de extrato de algas.
- Fortalece a planta para que possa enfrentar situações de estresse.
- Reduz os danos causados por condições adversas.
- Melhora o vingamento de flores e frutos.
 *Fulland
- Resultante de uma complexação química é indicado em várias fases de desenvolvimento da planta.
- Promove o fortalecimento fisiológico natural da planta.
- Melhora o aproveitamento dos nutrientes.
- Estimula os mecanismos de autodefesa.
- Promove a rápida recuperação da planta.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024