Radar Agro da Climatempo oferece monitoramento de chuva em tempo real

Equipamento, que será um dos destaques da FEMAGRI 2019, mostra deslocamento das precipitações em cada talhão da fazenda

16.02.2019 | 21:59 (UTC -3)
Eric Reale

O campo já se tornou um dos principais segmentos high tech, com novas tecnologias surgindo a cada dia. As últimas tendências serão o destaque da FEMAGRI 2019, que acontece de 20 a 22 de fevereiro em Guaxupé (MG). Entre os lançamentos, os produtores vão poder conhecer o Radar Agro da Climatempo, que oferece monitoramento de chuvas, talhão por talhão, em tempo real e também de focos de queimadas.

Radar Agro mede o volume de chuvas em um raio de 100 quilômetros e a incidência de queimadas em 50 quilômetros. O equipamento, desenvolvido com tecnologia 100% brasileira, é instalado em um ponto fixo da fazenda e emite pulsos eletromagnéticos em todas as direções. Também é possível programar giros de 360º a cada minuto ou de acordo com a necessidade, a partir da consultoria dos profissionais da Climatempo.
 
Conectado à plataforma Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia 4.0 da empresa, o Radar Agro permite que o produtor tome decisões para tarefas do dia a dia com maior segurança. A integração ainda permite que, após as chuvas, os produtores acompanhem pelodashboard da ferramenta o índice de água acumulada no solo em cada talhão. Por meio de gráficos específicos, o agricultor consegue colher informações precisas para definir as próximas ações na lavoura.
 
Informações a um clique
Com mais de 30 anos de expertise no mercado, a Climatempo tem sido pioneira na implantação de novas tecnologias para melhorar a qualidade das previsões, principalmente em produtos aplicados ao campo. O Agroclima PRO oferece previsões para 72 horas, 15 dias e tendência para os próximos seis meses, além de balanço hídrico e índice NDVI. Com este índice, o produtor consegue realizar um rápido diagnóstico que torna possível detectar áreas com menor vigor vegetativo, identificando focos de pragas, doenças ou deficiência nutricional.
 
A plataforma ainda permite a integração de dados das estações meteorológicas localizadas nas propriedades rurais de todo país. Conectando essas informações àquelas recebidas pelo Radar Agro, a ferramenta consegue entregar muito mais eficiência e contribui para aumentar a rentabilidade dos produtores.
 
SERVIÇO
Femagri
Onde: Av. Vereador Nelson Elias, 1300b - Bairro Japy - Guaxupé/MG
Quando: de 20 a 22 de fevereiro

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024