Raimundo Colombo participa da abertura da colheita da maçã em Santa Catarina

​O governador Raimundo Colombo e o secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa participaram da abertura da colheita da maçã em Santa Catarina

18.02.2016 | 21:59 (UTC -3)
Ana Ceron

O governador Raimundo Colombo e o secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa participaram da abertura da colheita da maçã em Santa Catarina. Os produtores de maçã da região de Videira estiveram reunidos, nesta quinta-feira, 18, na sede da Fischer S/A Agroindústria, em Fraiburgo, para comemorar o início da colheita e também para tratar das oportunidades e desafios para o setor.

“A maçã é um produto muito forte em Santa Catarina. Somos o maior produtor do Brasil. Ao longo dos anos tivemos altos e baixos e houve uma grande motivação no início e passamos essa fase difícil”, disse Colombo.

O governador ainda destacou que o ano foi de queda na safra devido ao excesso de chuva, falta de frio e geada fora de hora. “Mesmo assim o preço do produto está melhor por causa da oferta e da procura. É um setor importante e precisa de apoio especial, a exemplo do ICMS que o governo retirou para dinamizar o setor que envolve muitas famílias. Os desafios são grandes e as ameaças também. Uma delas é a importação da China.”

Santa Catarina é segundo maior produtor de maçã do Brasil, respondendo por 45,9% do que é produzido no país. O Estado conta com mais de 1,8 mil agricultores ligados ao setor que produziram 613 mil toneladas na última safra.

Durante encontro foram debatidas as questões que preocupam os produtores, como a possível importação de maçãs e peras da China, o que poderia trazer grandes prejuízos para os fruticultores catarinenses. “Devido à grande quantidade produzida e aos subsídios do governo chinês, a maçã chinesa chegaria ao mercado brasileiro com um preço menor do que o custo de produção em Santa Catarina”, destacou o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Pierre Nicolas Peres.

Na oportunidade, o governador visitou as instalações de processamento, classificação, armazenagem e embalagem, na matriz da empresa Fischer.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024