Raízes desenvolvidas favorecem produtividade do arroz em mais de 10%

Estudo realizado em Capivari do Sul (RS) aponta que soluções naturais auxiliam no aumento do sistema radicular

16.07.2018 | 20:59 (UTC -3)
Camila Castro

De 15 de outubro a 15 de novembro ocorre a janela preferencial de plantio do arroz no Sul do Brasil, recomendada pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) e, antes mesmo da semeadura, o produtor que busca incrementar seus resultados na colheita já precisa estar atento ao manejo da cultura. Isso é o que mostra o estudo realizado em Capivari do Sul (RS), que apontou a utilização de soluções naturais como um dos principais fatores para o crescimento de 11,8% da produtividade do arrozal estudado.

O levantamento, elaborado pela Alltech Crop Science em parceria com a Oryza e Soy Pesquisa e Consultoria Agronômica, mostrou ainda que a aplicação de nutrientes complexados por aminoácidos contribuiu para aumento de 37,3% no comprimento das raízes da planta. “Quando o enraizamento é melhor, a planta tem mais suporte para originar uma parte área mais robusta e a partir disso ter fotoassimilados suficientes para produzir mais”, afirma o engenheiro agrônomo Vinicius Abe, gerente técnico da empresa.

De acordo com o especialista, por meio da biotecnologia, os minerais são veiculados para a planta complexados por aminoácidos. Dessa maneira, há maior eficiência na absorção de nutrientes, uma vez que o próprio vegetal produz estes aminoácidos e, por isso, eles são reconhecidos pela planta como algo natural", explica.

Entre os elementos destacados por Abe está o zinco, mineral essencial no desenvolvimento das gramíneas. “Ele é elemento essencial para a atividade de enzimas que vão ajudar na produção de proteína. Além disso, o zinco contribui para a síntese de aminoácidos que vão promover a produção de hormônios como a auxina que também auxilia no desenvolvimento radicular do vegetal”, ressalta o agrônomo. 

Superando desafios

Para estimular naturalmente o desenvolvimento radicular das plantas de arroz, a Alltech Crop Science oferece, em seu portfólio, o Initiate, produto de composição nutricional de alta performance, complexada por aminoácidos. A solução contribui para o desenvolvimento inicial das plantas, melhor crescimento de raízes, stand mais uniforme e rápido estabelecimento da cultura.





Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024