Red Energy Connect promove treinamento prático sobre as soluções de agricultura de precisão Case IH

Participantes serão capacitados sobre monitoramento de frota, gestão agronômica e gerenciamento de dados em tempo real

08.08.2019 | 20:59 (UTC -3)

Com o objetivo de apresentar todas suas soluções relacionadas à agricultura de precisão, a Case IH, marca da CNH Industrial, promove uma edição especial do Red Energy com foco em conectividade.

Sob o nome de “Red Energy Connect”, o evento, que aborda treinamento prático e teórico, será realizado em uma fazenda em Campo Novo do Parecis (MT), de 5 a 9 de agosto, proporcionando aos participantes o contato direto com as máquinas e tecnologias do AFS Connect para entender os resultados práticos obtidos no campo. 

O Red Energy tem como objetivo capacitar gerentes, vendedores, coordenadores, consultores de vendas, serviços e peças da rede de concessionários e conta também com demonstrações dos equipamentos da Case IH para produtores rurais da região, apresentando-lhe às novas tecnologias disponíveis no agronegócio. 

Criado em 2017, o projeto já ofereceu treinamento para mais de 2 mil pessoas de 12 cidades do Brasil e participação de mais 10 países da América do Sul em 15 edições do evento. “Sabemos que a mão de obra qualificada é um dos grandes desafios do campo. Por isso, reunimos a nossa força para passar os conhecimentos técnicos sobre as máquinas e também atualizações relacionadas à agricultura de precisão”, afirma Diogo Melnick, gerente de Marketing Comercial da Case IH. 

Por isso, durante os treinamentos, a propriedade estará conectada por meio da solução promovida pelo ConectarAGRO, iniciativa que vem conectando o campo brasileiro de forma efetiva, por meio da tecnologia 4G LTE 700MHz. O ConectarAGRO é apoiado pela Case IH juntamente com as maiores empresas do agronegócio e de telecomunicações, como a TIM e a Nokia, para expandir o acesso à internet no campo. “Com a conectividade, o produtor terá acesso, em tempo real, aos dados gerados pelas máquinas Case IH, além de obter outras informações climáticas e agronômicas”, comenta Silvio Campos, diretor de Marketing de Produto da Case IH.

Gestão agronômica, monitoramento de frota e gerenciamento de dados

Na prática, a gestão agronômica é feita em parceria com a Farmers Edge, empresa de agrotecnologia canadense que conta com ferramentas como imagens de satélite, estações meteorológicas com previsão, histórico de clima e radar, dados de precipitação, UR, temperatura, vento e direção, ponto de orvalho, graus dia e mapas de sanidade (NDVI). 

A Farmers Edge é responsável por gerenciar os dados coletados das propriedades rurais, salvá-los na “nuvem” e analisá-los em tempo real. O usuário tem acesso a informações diárias e relevantes que integram a ferramenta como dados climáticos originados na propriedade, complementados com prescrições de taxas variáveis e com serviços de amostragem de solo. 

Outra solução que trabalha com gestão agronômica e gerenciamento de dados é o serviço de agricultura de precisão com o uso de drone, que possibilita o aumento da performance das áreas produtivas por meio do monitoramento aéreo. Entre as aplicações do drone na agricultura estão o mapeamento das linhas de colheita, mapas 3D, análise da saúde da lavoura, análise de falhas no plantio, contagem de plantas e identificação de áreas com infestação de pragas.

Os mapas gerados pelo drone são enviados às máquinas da Case IH. Essas informações são inseridas nos monitores dos equipamentos. Com a definição das linhas de plantio ou pulverização, o piloto automático de um trator Steiger, por exemplo, trabalha com precisão de menos de 2 centímetros, proporcionando ganhos significativos em produtividade.

Com a conectividade, a telemetria desse mesmo trator envia e recebe informações em tempo real e, assim, o produtor sabe onde essa máquina está e o que está fazendo. Ou seja, ele consegue monitorar a sua frota, além de ter acesso a dados de manutenção do seu equipamento, conseguindo fazer intervenções de forma programada. “Todas essas soluções ajudam a aumentar o nível de disponibilidade das máquinas durante o trabalho no campo”, diz Melnick. 

“Neste treinamento, conseguiremos dar uma visão conectada de todas as soluções da Case IH. Vamos mostrar como as máquinas recebem e enviam informações e dados, que aumentam a produtividade no campo, gerando mais rentabilidade”, finaliza Campos. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024