Região Norte de Mato Grosso recebe próxima rodada do Plano ABC

Após passarem pelas regiões Leste e Sul de Mato Grosso, os workshops e a capacitação do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) continuam no mês de março na região Norte.

24.02.2016 | 20:59 (UTC -3)
Comunicação Aprosoja

Após passarem pelas regiões Leste e Sul de Mato Grosso e receberem mais de 400 participantes, os workshops e a capacitação do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) continuam no mês de março na região Norte. Serão contemplados com workshops os municípios de Lucas do Rio Verde (09/03), Sorriso (10/03) e Alta Floresta (11/03). Já Sinop recebe uma capacitação nos dias 16 e 17 de março.
Nos workshops são demonstrados os benefícios da linha de crédito, inclusive com taxas de juros e requisitos para acesso. Na capacitação é feito um treinamento técnico, mais voltado para os projetistas e assistências técnicas, no sentido de qualificá-los para preparar toda a documentação necessária para que o produtor possa acessar a linha de forma rápida e prática.

O Plano ABC, elaborado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), tem por finalidade organizar e planejar ações a serem realizadas para a adoção das tecnologias de produção sustentáveis, selecionadas com o objetivo de responder aos compromissos de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE) no setor agropecuário assumidos pelo Brasil.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o Plano é dividido em sete programas. Dentre eles estão, por exemplo, recuperação de pastagem degradada (programa 1); integração lavoura-pecuária-floresta (programa 2) e sistema de plantio direto (programa 3). Para alcançar os objetivos até o ano limite de 2020, há uma linha de crédito.

Focado em produtores rurais, técnicos e projetistas, um dos objetivos dos workshops, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), é informar sobre o funcionamento do Plano e do acesso ao crédito.

“Observamos que esta linha de crédito não era adequadamente acessada pelo produtor, de forma que a melhor maneira de resolver esse problema é o treinamento e divulgação da linha, e para isso contamos com importantes parceiros como Sedec, Indea, Embrapa e entidades do agronegócio como Famato e Acrimat", afirma o gerente de Relações Institucionais da Aprosoja, Frederico Azevedo.

Workshop e capacitação - O programa da capacitação inclui uma visita técnica a uma propriedade para a análise in loco de atividades que podem ser financiadas pelo Plano ABC. Para a capacitação as inscrições ainda não estão abertas, porém serão necessárias. No caso do workshop, não será necessária inscrição.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024