Reinauguração de Unidade Demonstrativa e Seminário marcam o Dia da Conservação do Solo

​No dia 12 de abril, a Embrapa Solos promove o seminário Manejo e Conservação do Solo e da Água

28.03.2017 | 20:59 (UTC -3)
Carlos Dias

No dia 12 de abril (quarta), a Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), a fim de celebrar o Dia Nacional da Conservação do Solo (15 de abril), promove o seminário Manejo e Conservação do Solo e da Água. Além disso, será reinaugurada a Unidade Demonstrativa Francesco Palmieri.

Localizada em uma área de 100 metros quadrados no terreno do centro de pesquisa, no bairro do Jardim Botânico, a Unidade Demonstrativa contará com práticas conservacionistas, como terraços, bacia de retenção, adubação verde, fixação biológica de nitrogênio, cobertura morta, cordão vegetado com capim vetiver, curva de nível e compostagem. “Na compostagem utilizamos os resíduos orgânicos gerados na própria Embrapa Solos, podemos conseguir até cinco toneladas de composto por ano", conta o pesquisador Claudio Capeche, que coordenou a implantação da Unidade Demonstrativa com apoio da analista Julia Stuchi e do assistente Carlos Renan.

Estão plantadas na Unidade Demonstrativa capim vetiver, mucuna cinza e preta, crotalaria juncea, feijão de porco e um pequeno canteiro de girassol. “Na Unidade receberemos as escolas que nos visitam pelo programa Embrapa Escola e realizaremos ações de transferência de tecnologia e educação ambiental. Em breve também contaremos com rotação de consórcio de cultura e espaço para a pintura com terra", revela Capeche.

Seminário

O Seminário Técnico Manejo e Conservação do Solo e da Água vai contar com palestras, práticas de campo e reflexões sobre o tema. Veja a programação:

Seminário Técnico Manejo e Conservação do Solo e da Água – 12 de abril

9h – Abertura – Daniel Pérez – Chefe geral da Embrapa Solos

9h15 – Reflexões sobre manejo e conservação do solo e água – Claudio Capeche e Julia Stuchi

9h45 – Palestra “Ações de transferência de tecnologia na associação de técnicas de engenharia civil e agronômicas para a recuperação de encostas que sofreram deslizamento – Estudo de caso da Fazenda dos Caboclos, Teresópolis, RJ – Claudio Capeche, Adoildo Melo e José Ronaldo Macedo

11h – Reinauguração da Unidade Demonstrativa de Manejo e Conservação do Solo e Água Francesco Palmieri

12h – Almoço

14h – Prática de campo “Avaliação da infiltração e transmissão da água no solo" – Wenceslau Geraldes, Alba Leonor, Natalie Ramos, Claudio Capeche e Julia Stuchi

16h – Encerramento

Inscrições: (21) 2179-4528/4507 ou cnps.eventos@embrapa.br


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024