Relatório do Aproclima traz perspectivas para safra norte-americana

Produtores norte-americanos devem ficar atentos às próximas previsões climáticas

22.07.2020 | 20:59 (UTC -3)
Aprosoja

O relatório quinzenal do Projeto Aproclima, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), traz novas perspectivas para a safra das lavouras de soja e de milho dos Estados Unidos. Conforme consta no documento, as expectativas são excelentes para as duas culturas, mas os produtores norte-americanos devem ficar atentos as próximas previsões climáticas, pois a falta de chuva pode prejudicar parte das lavouras de milho.

“As lavouras de soja norte-americanas estão com índice 69,00% boas a excelentes segundo o USDA, 6,20 p.p acima da média. Com 64,00% das áreas em florescimento, o mercado cada vez mais acredita em uma “safra cheia” por lá. Já para o milho, as condições boas a excelentes estão próximas da média de cinco anos. A cultura já está com 59,00% das áreas em floração e já há certa pressão nos preços devido ao bom andamento da cultura a campo”, diz trecho do relatório.

Quanto as condições climáticas norte-americanas apontadas no período 22 a 26 de julho, a previsão de anomalias de temperatura mostra que pouca chuva e temperaturas elevadas podem afetar as áreas de milho dos EUA. “A previsão para os próximos dias, principalmente na região do cinturão do milho, mostra que podem ocorrer temperaturas acima da média. Porém, a chuva também deve ocorrer acima do normal em boa parte da região produtora do país (excluindo a parte central). Dependendo das próximas previsões, possivelmente as lavouras continuarão com bom potencial produtivo”, pontua a estimativa.

Aproclima

Iniciativa inédita no país capaz de promover o gerenciamento de riscos nas lavouras, o projeto Aproclima traz um relatório de acompanhamento climático que auxilia o produtor.

O Programa possui 33 Estações Climáticas instaladas estrategicamente em propriedades rurais nos quatro cantos do Estado. Os produtores que aderiram à iniciativa conseguem, através do acesso pela Internet, acompanhar a variação climática em sua propriedade e as previsões do tempo. As previsões climáticas são disponibilizadas a todos os associados da Aprosoja, semanalmente.

O projeto está sob a responsabilidade da gerência de Defesa Agrícola da Aprosoja. “A finalidade é proporcionar mais garantias sobre a situação climática para a tomada de decisões do produtor rural.  E trazer as condições atuais da safra americana, de maneira simplificada, com os dados de relatórios do USDA, é para nosso produtor ter conhecimento de como está o mercado fora e ele pode se adiantar, se programar usando esses dados em questão de compras, contratos futuros, por exemplo”, aponta a gerente do setor, Jerusa Rech.

A iniciativa conta com a parceria da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Confira o relatório do Aproclima clicando aqui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024