Relatório do USDA destaca dados positivos para o mercado de grãos

No dia da divulgação do documento, os preços da soja na Bolsa de Chicago subiram levemente, refletindo o corte na produção e nos estoques finais dos EUA

12.02.2019 | 21:59 (UTC -3)
DATAGRO

O relatório sobre oferta e demanda de grãos, divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla, em inglês) trouxe informações que podem ser consideradas positivas para o mercado de grãos, segundo análise feita pela DATAGRO Consultoria.

No dia da divulgação do relatório (8 de fevereiro), os preços da soja na Bolsa de Chicago (CBOT) subiram levemente, refletindo o corte na produção e nos estoques finais dos Estados Unidos da safra nova acima da expectativa do mercado. Além disso, os preços foram impactados pelos números de produção no Brasil e Argentina, além dos estoques mundiais, que ficaram igualmente aquém do esperado.

“O impacto sobre os preços foi tímido em função das incertezas que o mercado enfrenta sobre a possibilidade de nova paralisação do governo dos EUA e sobre o avanço de um acordo comercial entre os americanos e a China”, destaca o analista de grãos da DATAGRO, Flávio Roberto de França Jr.

Para o mercado de milho, as informações do USDA penderam para o lado positivo dos preços. O destaque na divulgação foi a redução acima do esperado na produção e nos estoques dos EUA para a nova safra. Em relação ao cenário mundial, houve aumento da previsão de estoques finais, enquanto se esperava por redução. Mas no dia do relatório o spot fechou em queda, também influenciado pelas desmotivações citadas na soja.

Já para o mercado de trigo, o relatório trouxe dados mistos, mas com informações positivas predominando. A principal notícia foi a redução nos estoques mundiais, que ficou acima da expectativa do mercado, assim como aconteceu com os estoques norte-americanos. Dessa forma, o mercado acabou subindo no dia do relatório.     

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024