Remineralização de solo é tema de palestra no Mapa na segunda-feira (5)

Assunto será abordado pela doutora e engenheira agrônoma Cláudia Goergen

01.12.2016 | 21:59 (UTC -3)
MAPA

A importância da remineralização do solo para a ciência e a agropecuária é tema de palestra da doutora em solos e engenheira agrônoma Cláudia Goergen, na próxima segunda-feira (5), das 9h às 11h, no Auditório Maior do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O evento é comemorativo ao Dia Internacional dos Solos e será aberto ao público.

Segundo o chefe da Divisão de Agricultura Conservacionista do Ministério da Agricultura, Maurício Carvalho de Oliveira, a palestra reforça o debate sobre a necessidade de o país estabelecer políticas públicas capazes de assegurar, ao mesmo tempo, o desenvolvimento agrícola e o equilíbrio ambiental.

“O desafio de hoje consiste em alcançar um consenso sobre os requisitos básicos para uma agricultura sustentável, mediante uma sólida relação de parceria entre as instituições federais, estaduais, municipais e a sociedade”, destaca Oliveira. Isso, acrescenta, requer objetivos claros, com divisão de responsabilidades entre os segmentos envolvidos, visando garantir o uso e o manejo sustentável dos solos, dentro do conceito de desenvolvimento que atenda às necessidades das gerações atuais e futuras.

A palestra Remineralização do solo: nova fronteira para a ciência e para a agropecuária é uma iniciativa da Coordenação de Manejo Sustentável dos Sistemas Produtivos, da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo do Mapa, e da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024