Restaurado, trator histórico compõe entrada da Embrapa em Aracaju

Trator de pneus da marca Valmet, modelo FA-617-13, foi adquirido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros em 1983

09.04.2021 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa

Quase 40 anos de muita história de trabalho nos campos, pilotado por mãos dedicadas de trabalhadores que já passaram pela Embrapa e outros ainda na ativa, ajudando a tocar experimentos e garantindo resultados das pesquisas em Sergipe. 

Esse é o ‘currículo’ do trator de pneus da marca Valmet, modelo FA-617-13, adquirido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros em 1983 – quando a Unidade da Embrapa ainda se chamava ‘Unidade de Execução de Pesquisa de Âmbito Estadual (UEPAE) de Aracaju’. 

Agora, em 2021, ‘aposentado’ após décadas de relevantes serviços na Área Experimental de Propriá (já desmobilizada) e no Campo do Betume, em Neópolis, ambas no Baixo São Francisco, o 'tiozão', de cara nova, passa a compor o visual da fachada do centro de pesquisa, na capital sergipana.

Restaurado por iniciativa de colegas dos Setores de Gestão da Infraestrutura (SGI), de Veículos e Transporte (SVT), de Patrimônio e Suprimentos (SPS) e dos Campos Experimentais do Sul (SCES), o utilitário já havia sido dado como inservível por falta de peças e inviabilidade de manutenção, e o seu destino quase inevitável seria ir a leilão como sucata, rendendo montante financeiro sem significância.

Foi então que o chefe de Administração, Paulo de Carvalho, apresentou a ideia aos colegas dos setores, que toparam sem titubear a empreitada, bem ao estilo do famoso quadro televisivo ‘Lata Velha’. 

Ao supervisor de Campos Erivaldo Moraes, exímio artista plástico, coube imaginar e desenhar o modelo de cara nova. O técnico Gervásio Gallo, do Almoxarifado, garantiu o envelopamento adesivo de alto padrão. O supervisor de Transporte Jansen Oliveira e o motorista Ricardo de Andrade, mecânicos de mão cheia, cuidaram da restauração e instalação das peças. Tudo com apoio do supervisor e do assistente em Infraestrutura, Bruno Cabral e Wagston de Andrade, que também cuidou da pintura. 

O resultado não poderia ser outro: um trator ‘senhorzinho’ com cara de ‘zero’, esbanjando a beleza e história da pesquisa agropecuária sergipana, atraindo olhares curiosos e contemplativos e gerando sorrisos e admiração de quem passa pela sede da Embrapa Tabuleiros Costeiros, na Avenida Beira Mar. Tudo isso sem qualquer custo aos cofres públicos.

Paulo explica que a iniciativa buscou agregar valor e enriquecer visualmente a fachada da Unidade. “A ideia era revitalizar o visual da entrada do nosso centro de pesquisa e ao mesmo tempo resgatar sua memória. Já na quarta (7), quando posicionamos o trator, vimos pessoas parando para olhar e tirar fotos com o novo ícone. Isso já nos mostra que a iniciativa foi bem sucedida”, avalia.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024