RiceTec amplia participação de mercado no RS

"Nosso objetivo é a sustentabilidade na lavoura, através da implantação de alta tecnologia e com o mínimo impacto ambiental, proporcionando maior retorno econômico ao produtor”

23.12.2015 | 21:59 (UTC -3)
Emerson Alves

O investimento dos arrozeiros gaúchos em tecnologias vem crescendo a cada ano. Uma prova disso, está dos números divulgados pela RiceTec, multinacional especializada na produção e comercialização de sementes de arroz com alta tecnologia. Entre 2011 a 2015, o número de produtores que optaram por sementes da RiceTec mais do que dobrou. Enquanto em 2011 eram 646 produtores utilizando os produtos da empresa, este ano já ultrapassa o número de 1,3 mil clientes.

Apenas no último ano, a conquista foi de 18%. Além disso, a empresa triplicou a área cultivada no Brasil e atingiu 100 mil hectares no Rio Grande do Sul na safra 2014/2015. “Nosso objetivo é a sustentabilidade na lavoura, através da implantação de alta tecnologia e com o mínimo impacto ambiental, proporcionando maior retorno econômico ao produtor”, explica o engenheiro agrônomo Leandro Pasqualli, diretor de Marketing da RiceTec.

Outro aspecto que vem garantindo o crescimento da empresa em solo gaúcho são os resultados de produtividade. Na safra 2014/2015, a produtividade média das variedades convencionais, de acordo com dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) foi de 7.684 quilos por hectare. Já a produtividade média das sementes RiceTec, no mesmo ciclo, foi bem superior. “Apesar do clima adverso, nossos clientes atingiram uma produtividade média de 10.670 quilos por hectare, chegando em algumas áreas comerciais, com a tecnologia TitanCL, a mais de 12 mil quilos por hectare”, afirma.

A RiceTec, responsável por 16% do mercado de sementes certificadas (Clearfield) no Mercosul, projeta investir nos próximos cinco anos US$ 130 milhões, principalmente na Índia e na América do Sul.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024