Roçadeira garante mais qualidade da pastagem e reduz custos

Equipamento da Piccin Tecnologia Agrícola ajuda o pecuarista a ter um pasto mais nutritivo e menos gasto com manutenção

29.11.2017 | 21:59 (UTC -3)
Kassiana Bonissoni

A pastagem deve estar sempre na pauta de planejamento e cuidado do pecuarista e criador de rebanho leiteiro. Especialmente em períodos de alta temperatura, luminosidade e umidade no solo. Pastagens tropicais ou de verão rebrotam facilmente, com grande velocidade de incremento de massa, aumentando assim a necessidade de monitoramento das áreas para que a pastagem se mantenha jovem e com qualidade. Muitas vezes é preciso adotar medidas de controle desse pasto. Uma delas é a roçada, e que atualmente pode ser realizada com equipamentos modernos e econômicos.

Uma das roçadeiras que está no mercado é a RPCO-A da Piccin Tecnologia Agrícola, de São Carlos-SP. Diferente dos modelos tradicionais, o implemento trabalha no sistema de cardam, ou seja, como explica o Técnico de Agricultura de Precisão, Paulo Padilha, quando a velocidade do trator é reduzida, a roçadeira não diminui a velocidade das facas, mantendo o melhor corte e evitando o amassamento das plantas. “Além disso, ela é a única que está equipada com um mancal interno adicional na estrutura da faca, aumentando assim a rigidez de fixação do cubo. Também possui transmissão de correia, que proporciona maior vida útil e baixo custo de manutenção. A espessura da chapa 3/16” e por ser inteiriça, sem pontos de solda, evita trincas e desgaste do equipamento”, explica Padilha.

Outro ponto de destaque da RPCO-A é o rodeiro, um kit e torre para transporte. A torre é usada nos três pontos do trator e engatada em um suporte preso na roda da roçadeira. “Ela facilita o trabalho na fazenda, já que o rodeiro é ideal para o transporte em longas distâncias, e ainda facilita a passagem em porteiras estreitas que possam existir na propriedade”, diz o técnico.

 Os ganhos com a roçadeira vão além de menor custo de manutenção, pois com o sistema único de cardam, este modelo garante uma roçada mais uniforme, e com o designer robusto e mais largo, mais quantidade de pasto cortado em menor período com mais velocidade. Outro ponto importante é que não é preciso mais mão de obra para transportar o equipamento pela fazenda, pois o kit de rodeiro realiza todo o processo economizando funcionários e outras formas de deslocamento.

  Mais opções

 A empresa ainda possui outras opções em roçadeiras, como a Piccin 1300, 1500 e 1700, que foram projetadas para serviços de roçado em geral, com carenagem de chapas de aço que conferem elevada resistência. Também maior durabilidade e estruturas de sustentação na parte superior, que evitam o acúmulo de resíduos na parte inferior.

 “Essas roçadeiras também são dotadas de acoplamento aos três pontos do trator, com regulagem na posição central ou deslocadas à direita e articulação no 3º ponto para acompanhar as ondulações do terreno. Tem também uma caixa multiplicadora que é lubrificada em banho de óleo, com engrenagens de dentes helicoidais e sistema de giro livre”, esclarece o técnico de agricultura de precisão da Piccin.

 Dicas para o manejo com roçada

 1.      Evite deixar vários piquetes juntos para serem roçados;

2.      Não deixe para roçar o pasto somente quando ele já passou da altura máxima;

3.      Não roce o pasto rente ao chão para renovar toda a pastagem;

4.      A altura da roçada deve ser de 10 a 15 cm;

5.      Aplique ureia imediatamente após a roçada, pois a absorção de N é feita pela raiz e é fundamental para reconstrução de tecido foliar.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024