Rodada da Aprosoja apresenta dados da safra 2016/17

Resultados serão apresentados com base em dados fornecidos pelos próprios agricultores dentro do projeto Referência

05.12.2017 | 21:59 (UTC -3)
Ascom Aprosoja

Começa nesta quarta-feira (6), nas regiões Norte e Sul, uma rodada da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) com foco no projeto Referência e em dados relativos à safra 2016/17. Na próxima semana, a partir do dia 11 de dezembro, a rodada continua na Região Norte e inclui a Região Leste. 

O Referência é um projeto da Aprosoja criado em 2007 com foco na gestão financeira dos agricultores. Por meio de um software, instalado em tablets e computadores, os produtores rurais inserem dados relativos à produção de soja, como compra de insumos agrícolas ou custo com sementes, por exemplo. Com adesão gratuita, o Referência também foi incluído, neste ano, como o pilar financeiro do Soja Plus, programa de melhoria contínua nas propriedades rurais mato-grossenses. 
 
Com a rodada, o objetivo é atingir dois públicos: incentivar quem não alimenta o software a alimentá-lo e, para aqueles que já o fazem, mostrar a importância de continuar inserindo os dados. “O Referência é importante porque faz comparações, sem identificar os agricultores, de como está indo o negócio de cada um, mostrando tanto por município, região ou até mesmo de forma estadual”, explica a gerente de Pesquisa e Gestão de Propriedades, Cristiane Sassagima. 
 
Para alcançar a meta, na primeira semana, os consultores Lauro Biazorlo e João Vianna, da Igeagro, parceria do Referência, apresentarão o relatório do ano agrícola 2016/17, retirados do próprio Referência. “Eles farão visitas em algumas propriedades rurais e mostrarão a importância do lançamento de dados. Mas, mais do que isso, falarão se os dados que têm sido lançados são suficientes para geração de relatórios. Também serão respondidas dúvidas que os associados venham ter”, completa a assistente de Pesquisa e Gestão de Propriedades, Ianna Marília. 
 
Além das visitas, na Região Leste os agricultores contarão com workshops, nos Sindicatos Rurais, sobre o Referência. “A ideia é apresentar como é o programa desde seu início e mostrar todos os benefícios. Como na região o número de adesões ainda é baixo, o workshop será a forma de alcançar um maior número de agricultores”, explica Cristiane Sassagima. 
 
Cronograma – Entre os dias 6 e a 8, as visitas serão em propriedades rurais pré-definidas e agendadas. Já na segunda semana, de 11 a 13 de dezembro, os workshops serão nos seguintes municípios e horários:
 
11/12 – Sindicato Rural de Querência, das 7h30 às 11h30
12/12 – Sindicato Rural de Canarana, das 7h30 às 11h30
12/12 – Sindicato Rural de Água Boa, 14h às 17h30
13/12 – Sindicato Rural de Nova Xavantina, das 7h30 às 11h30
 
Em caso de dúvida, os agricultores podem entrar em contato com o setor de Pesquisa e Gestão de Propriedades pelo telefone (65) 3644-4215 ou e-mail cristiane.neves@aprosoja.com.br 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024