Rotam do Brasil lança inseticida que controla lagartas e percevejos com única formulação

O produto incorpora duas potentes moléculas, bifentrina e metomil

03.08.2021 | 20:59 (UTC -3)
Kassiana Bonissoni

Um novo inseticida acaba de ser lançado no mercado brasileiro. O Bazuka Duo, da multinacional Rotam, com sede em Hong Kong, combina duas potentes moléculas inseticidas em uma formulação altamente versátil com controle eficiente do complexo de pragas, principalmente lagartas do gênero Spodoptera e percevejos. Um dos principais objetivos da Rotam é facilitar a vida do produtor, trazendo em um único produto, a solução para o controle de percevejos e lagartas. Também traz conveniência, pois pode ser aplicado em qualquer fase das diferentes culturas contempladas em seu registro.

De acordo com o engenheiro agrônomo e gerente de portfólio da empresa no País, Andre Barabach, a novidade que está sendo apresentada, tem comprovado controle de ovos, ninfas e adultos. “Na composição temos duas potentes moléculas, bifentrina e metomil, que combinadas apresentam efeito sinérgico, o que confere ao produto o controle imediato dos insetos e a redução de reinfestação dos mesmos. Sua formulação líquida EC é de fácil manipulação e não apresenta odor, agregando valor à lista de benefícios desse inseticida”, destaca.

Eficácia contra o percevejo da soja

Um ensaio implantado na Estação Experimental da multinacional em Artur Nogueira-SP, safra 2019/20, contabilizou a porcentagem de ovos eclodidos de percevejo marrom Euschistus heros. A aplicação do Bazuka Duo causou 100% de inviabilidade dos ovos, após oito dias da pulverização. A testemunha obteve em oito dias, 93% de índice de ovos eclodidos e o melhor resultado de produto concorrente foi de, também aos oito dias, 17% de ovos inviáveis. 

Outro experimento, desta vez realizado pela Fundação MT na Fazenda Cachoeira, na cidade de Itiquira-MT, safra 2019/20, avaliou a eficácia de controle do percevejo marrom Euschistus heros na soja. Os resultados mostraram que com 12 dias após a segunda aplicação do Bazuka Duo, o controle das ninfas foi de 94,3%, enquanto o tratamento com um produto concorrente chegou a 88,6%.

Já o número total de insetos por metro quadrado aos 15 dias após a segunda aplicação do lançamento foi de 1,6 percevejos, enquanto a testemunha já tinha mais de 7 adultos. “Em um cenário como este de alta pressão da praga, com certeza o impacto na produtividade da cultura será muito alto, se não usarmos um produto de alta performance, uma vez que os percevejos atacam diretamente os principais componentes de rendimento da cultura, vagens e grãos”, completa Barabach.

Exatamente falando em impacto na produção, a pesquisa contabilizou o número de sacas de soja por hectare e ainda o peso de mil sementes. Com o Bazuka Duo, a produção foi de 6% a mais que o produto concorrente e de 17% a mais comparado com a testemunha.

Ferramenta potente contra lagarta

O Bazuka Duo é mais uma solução que chega para o controle das temidas “lagartas de sistema agrícola” (pragas que se alimentam de diversas culturas), Helicoverpa Armigera, Chrysodeixis includens e a Spodoptera eridania. Pesquisa desenvolvida pela Fundação MT na Fazenda Estrela em Pedra Preta - MT, avaliou a eficiência do produto sob a lagarta Helicoverpa na soja, safra 2019/20. Aos 14 dias, após a segunda aplicação, a eliminação foi de 100%.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024